Computerworld Brasil

É hora de quebrar seu hábito de usar o ChatGPT

O ChatGPT é a primeira marca de inteligência artificial (IA) generativa a se tornar popular e foi o produto de tecnologia que mais rapidamente cresceu. A marca registra mais de três milhões de resultados na pesquisa de notícias do Google. Apresentadores de talk shows noturnos mencionam o ChatGPT pelo nome – e sua audiência sabe do que estão falando.

Nos círculos de negócios e tecnologia, assim como entre o público em geral, o ChatGPT é sinônimo de chatbots baseados em grandes modelos de linguagem (LLM). Mas é hora de parar de se obcecar com o ChatGPT e começar a descobrir o mundo de alternativas poderosas nesse novo cenário.

Primeiro, vamos deixar claro sobre o que estamos falando.

LLMs e suas ferramentas

Um grande modelo de linguagem (LLM) é um tipo de sistema de IA normalmente treinado com petabytes de dados de texto. Ele procura padrões em todos esses dados para prever as próximas palavras ou frases quando consultado, resultando em interações que parecem humanas.

Um chatbot é uma ferramenta que acessa um LLM. ChatGPT é um chatbot. A versão gratuita acessa um LLM chamado GPT-3.5 e a versão paga GPT-4.0.

Esses são apenas dois LLMs, ou duas versões do mesmo LLM. Mas existem muitos modelos comparáveis ​​por aí. Na verdade, o número é surpreendentemente alto.

Leia também: 8 maneiras de ser mais produtivo no Windows 11

Cientistas de Stanford publicaram recentemente seu trabalho de taxonomização de LLMs. Eles identificaram 15.821 LLMs atualmente disponíveis. Para nos ajudar a entendê-los e contextualizá-los, os pesquisadores construíram um recurso chamado Constellation, que é o que eles chamam de “atlas” de LLMs para visualizá-los.

Indo além do ChatGPT

Os chatbots baseados em LLMs são fundamentalmente versáteis. No entanto, isso não significa que você deva usar uma única ferramenta como o ChatGPT para tudo. Além disso, um novo relatório controverso da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia sugere que, para alguns usos, o ChatGPT está realmente se tornando “mais burro”. (Aliás: esse relatório pode ser encontrado em PDF, mas se você não quiser ler um PDF longo e acadêmico, você pode carregá-lo em um site de LLM, como o Scholar Turbo, e fazer perguntas diretamente sobre o conteúdo).

Uma das mais novas ofertas de LLM vem da Microsoft e da Meta; é chamada de LLaMA 2. (As empresas afirmam que o LLaMA 2 é de código aberto, mas críticos afirmam que não é totalmente aberto. Ainda assim, ele é muito mais “aberto” do que os LLMs da Google ou da OpenAI.) Existem várias maneiras de experimentar o LLaMA 2.

Você pode testar o LLaMA 2 através de uma demonstração realizada pela empresa de investimentos Andreessen Horowitz. Você pode baixar o código-fonte da Meta ou da plataforma de compartilhamento de inteligência artificial Hugging Face, acessá-lo através do Microsoft Azure ou experimentá-lo no Amazon SageMaker JumpStart. Ou você pode conferir um recurso único que combina o LLaMA 2 e o Perplexity.ai para obter respostas para suas perguntas.

Além disso, muitos outros LLMs estão prestes a serem lançados. Até a Apple, supostamente, construiu um em cima do framework de machine learning da Google, o Jax, que roda no Google Cloud. Ele tem o codinome “Ajax” e, extraoficialmente, alguns engenheiros internos o chamam de “AppleGPT“. Os funcionários o utilizam para trabalhos de prototipagem de produtos e outras finalidades.

(A Apple reconhecidamente proibiu que os funcionários usem o ChatGPT devido à preocupação de que possam introduzir segredos comerciais da Apple em seu conjunto de dados.)

Assim como os smartphones, são os aplicativos que mudarão o mundo

Uma das melhores maneiras para não-desenvolvedores utilizarem LLMs é através de sites, aplicativos, extensões de navegador e serviços que os acessam.

Chris Messina, empreendedor de tecnologia, investidor anjo, designer de produtos e superusuário do Product Hunt, disse recentemente no podcast This Week in Google que a esmagadora maioria dos aplicativos no Product Hunt agora são baseados em IA, mais de 80%. Há apenas um ano, os aplicativos baseados em IA no Product Hunt eram raros.

Com novas ferramentas sendo lançadas todos os dias e as ferramentas existentes recebendo atualizações poderosas, é uma boa ideia ficar atento a novos produtos por meio de ferramentas de busca curadas, como Futurepedia e AI Top Tools.

Veja mais: Empregos em busca de habilidades de IA aumentam 450%

Por exemplo, para substituir o trabalho de motores de busca, eu recomendo um site chamado Phind; é um motor de busca baseado em LLM que fornece tanto os resultados derivados do LLM quanto os links dos motores de busca que utilizou para os dados. É um dos muitos que são muito superiores ao ChatGPT em termos de conhecimento atual. Em geral, chatbots baseados em LLM são muito inferiores a motores de busca, e é melhor combinar busca e inteligência artificial.

Para ajudar a escrever e-mails ou cartões de aniversário, o Claude, da Anthropic, tende a escrever uma prosa melhor. (Ainda assim, como escritor profissional, posso dizer que nenhum chatbot baseado em LLM é especialmente bom em escrita. Mais sobre isso abaixo.)

E considerando o quão rapidamente essas ferramentas evoluem, é importante lembrar que os melhores chatbots, plug-ins de navegador, sites e aplicativos para fins individuais específicos no próximo mês, ou até mesmo na próxima semana, podem ser completamente diferentes.

Lidando com erros e alucinações

Realmente não se pode confiar plenamente nos chatbots baseados em LLM para obter informações precisas. E não se pode prever se eles fornecerão um resultado incompleto, imprecisos, totalmente errôneo ou perfeito.

Uma dica para evitar as armadilhas de erros e alucinações é obter uma segunda opinião – e uma terceira e uma quarta. É fácil comparar carregando uma pasta de favoritos em seu navegador com chatbots que usam diferentes LLMs. Por exemplo, você pode criar uma pasta com Phind, ChatGPT, Bard e Claude. Digite uma solicitação, copie e cole-a em cada um dos chatbots e, em seguida, compare os resultados. Essa é uma maneira muito rápida de garantir que você tenha informações factuais e, então, pode comparar os resultados para encontrar o melhor.

Pela minha experiência, se três ou quatro desses serviços concordarem entre si, geralmente é informação confiável. No entanto, é sempre bom lembrar que, embora isso possa aumentar a precisão, ainda é importante manter um certo grau de ceticismo em relação às informações obtidas através desses chatbots. Eles ainda estão sujeitos a erros e falhas, e não substituem totalmente uma pesquisa aprofundada em fontes confiáveis.

Outra alternativa é o AI Playground, que permite que você escolha diferentes modelos e os experimente lado a lado.

Há alguns anos, eu alertava que não deveríamos deixar a IA escrever por nós, para que nossa capacidade de escrever (e, por extensão, de pensar) não atrofiasse. Agora, tenho uma recomendação com mais nuances. A IA pode corroer nossa capacidade de escrever se simplesmente inserirmos sugestões e depois copiarmos e colarmos o resultado como se fosse nossa própria redação. Ou podemos usar a IA como um parceiro de escrita para melhorar nossa habilidade de escrever e pensar.

Leia mais: IA acabará com esses empregos – mas criará outros também

O mundo da IA é tão diversificado e complexo agora que o melhor conselho que posso dar é experimentar como um cientista maluco. Experimente o máximo de novas ferramentas que puder. Faça experiências integrando a IA em seu trabalho. Faça consultas criativas. E use a IA como um parceiro de brainstorm e um espaço para discussão de ideias.

O mundo da IA está mudando incrivelmente rápido – mais rápido do que qualquer outra categoria de tecnologia em nossas vidas. E as promessas e os perigos dessa tecnologia são avassaladores. Todos nós nos campos da tecnologia e dos negócios precisamos abordá-la com um senso de aventura, aprendizado e experimentação. E não fique apenas preso ao ChatGPT por hábito. Explore todas as possibilidades e mantenha-se atualizado com as novidades, pois a paisagem da IA está em constante evolução.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago