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O Google anunciou que removerá os links para notícias de veículos canadenses de sua plataforma de buscas. Anteriormente, a Meta havia anunciado decisão semelhante.
As empresas buscam evitar uma nova regulamentação aprovada pelo Parlamento canadense, que obriga a remuneração de empresas jornalísticas pelo uso de seus conteúdos por plataformas digitais. A nova lei entrará em vigor nos próximos seis meses.
A legislação beneficia a indústria de mídia do Canadá, que busca recuperar as perdas financeiras sofridas ao longo dos últimos anos, conforme o Facebook e o Google ganharam uma fatia maior do mercado de publicidade online.
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Segundo Pablo Rodriguez, ministro de Patrimônio canadense, as plataformas não têm obrigações de agir imediatamente e que o governo estaria aberto a consultá-las sobre o processo de regulamentação e implementação.
O Facebook e o Google, por sua vez, disseram que a proposta era “insustentável” para seus negócios. As companhias sinalizam há meses a possibilidade de banir notícias no Canadá de suas plataformas, a menos que a lei fosse alterada. Anteriormente, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, acusou as companhias de usarem “táticas de intimidação”.
*Com informações de Reuters
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