As companhias que estão adotando a mobilidade têm registrado, em média, 150% de retorno sobre o investimento. Isso é o que aponta um levantamento realizado pela VMWare.
As empresas que adotam essa postura estão constatando benefícios como a habilidade de criar novas fontes de receita on-line (51%, contra 16% das companhias que não têm iniciativas móveis); custo de oportunidades de negócio perdidas (-44% contra -22%) e acesso de usuários a aplicativos críticos (47% contra 32%).
De acordo com a pesquisa, há uma separação entre as organizações que já estão implementando iniciativas de mobilidade e aquelas que ainda não mudaram seus processos de negócio nesse sentido.
Dos 1.182 respondentes, apenas 20% das empresas reconheceram contar com iniciativas de mobilidade, transformando ao menos um processo de negócio para o modelo móvel. Estas organizações disseram que atualizaram sua infraestrutura, investiram em aparelhos móveis e reconstruíram – ou reorganizaram – aplicativos para tirar vantagem da mobilidade, tornando seus negócios mais competitivos.
Embora muitas companhias ainda não tenham adotado o modelo móvel, a pesquisa aponta que cerca de dois terços (63%) já estão trabalhando para que isso aconteça nos próximos 12 meses. Para atingir estes objetivos, estas empresas estão realizando investimentos na ampliação da infraestrutura, aplicativos e alinhamento de processos.
Mais especificamente, 77% das empresas disseram estar atualizando sua infraestrutura para suportar o modelo móvel; 70% estão introduzindo novos aplicativos móveis para seus clientes; e 69% estão remodelando aplicativos críticos de negócio para uso por profissionais remotos.
Segurança também foi um dos pontos apresentados pela pesquisa como prioridade para 55% das empresas entrevistadas, seguido por disaster recovery para proteção de IP (32%). Ao mesmo tempo, o crescimento na efetividade dos profissionais é essencial para 34% dos pesquisados, enquanto a criação de experiências diferenciadas para os usuários está na expectativa de 31% dos profissionais ouvidos.