A Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro (CEDAE) concentrou em uma única sede todos seus setores administrativos. Com a unificação, a companhia decidiu modernizar a infraestrutura da rede de dados a partir de um projeto e soluções da Extreme Networks Brasil.
Como resultado, a empresa observou melhorias na logística, aumento de 50% na produtividade e ampliou o nível de satisfação do usuário interno, além de eliminar as interrupções no sistema.
O projeto, que faz parte de uma estratégia mais ampla de reformulação da rede de TI, também agilizou a tramitação de processos e melhorou o atendimento à população. Segundo a companhia, a mudança total da rede demandou investimento de mais de R$ 2 milhões.
Roberto Queyroi, CIO da CEDAE, explica que antes a CEDAE dispunha de uma rede que registrava constantes paradas, em decorrência de falhas nos dispositivos com vida útil comprometida e provenientes de diversos fabricantes. “Isso trazia consequências negativas para a empresa e em particular para a área de TI, como o desconforto dos empregados e clientes e atrasos frequentes no andamento de processos importantes”, completa.
Após a unificação, a Extreme Networks projetou uma rede de dados dez vezes mais potente e mais rápida do que a anterior instalada no novo data center da CEDAE, com novos switches Core e o software NMS (NetSight Management System).
“A nova sede administrativa e uma rede unificada proporcionaram a diminuição da burocracia, agilizaram o atendimento ao cliente e melhoraram os níveis de satisfação dos 3 mil usuários internos e 1,3 milhão de clientes que acessam os serviços disponíveis no portal da empresa”, afirma Queyroi. O executivo relata que a nova estrutura eliminou as paradas do sistema e proporcionaram um salto de qualidade na gestão dos ativos da rede.