Como se proteger dos cibercriminosos?

Hoje (5/2) é comemorado o Dia da Internet Segura. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a utilização segura e responsável da internet. A cada ano que passa, além do aumento de ameaças virtuais, os cibercriminosos estão mais criativos e sofisticados.

Com os avanços da tecnologia, os ciberataques se tornaram cada vez mais comuns no mundo inteiro e, com esse cenário, as empresas estão se preocupando em investir continuamente na conscientização dos seus colaboradores. Mas como podemos nos prevenir dessas ameaças sem deixarmos de aproveitar os benefícios e avanços da tecnologia?

Roni Serafim, especialista em cibersegurança da Arcon, diz que “não é preciso ter paranoia, mas sim entender os riscos que envolvem a utilização da internet sem segurança. O crime de roubo de identidade, por exemplo, foi considerado o principal vilão de violação de dados do mundo e boa parte da população nunca ouviu falar sobre o assunto ou não sabe o que significa”, afirma o especialista.

O termo roubo de identidade é utilizado para falar sobre qualquer tipo de ataque que remete à perda de informações pessoais, como nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito e dados bancários. Muitas vezes o roubo online é feito por meio do phishing, ameaças virtuais que são enviadas com o intuito de furtar informações e dados por meio de mensagens falsas.

“Portanto, é essencial o cuidado e conhecimento dos golpes básicos na hora de navegar. Para evitar golpes como esses, é fundamental manter sistemas atualizados e não fornecer informações confidenciais pela web. A disseminação do conhecimento também é extremamente importante quando o assunto é segurança da informação”, finaliza Roni Serafim.

Pensando na segurança e conscientização dos usuários, o especialista da Arcon elenca algumas orientações básicas de segurança:

  1. Sempre que possível navegar em sites com domínio seguro (https)
  2. Verificar sempre se o site que deseja acessar corresponde ao endereço digitado
  3. Desconfiar de descontos exagerados em sites de compra, principalmente em períodos comemorativos
  4. Nunca dar “aceite” antes de ler o material apresentando. A pressa e a falta de atenção para acessar alguns conteúdos podem trazer muita dor de cabeça
  5. Ficar atento com o recebimento de e-mails com conteúdo governamental, atualização de dados bancários ou cadastros pela internet
  6. Sempre ter um bom antivírus instalado e atualizado

Diante de tudo isso, torna-se fundamental o investimento em segurança e conscientização da sociedade. Não apenas nessa data, o assunto deve ser debatido com frequência, afinal, os hackers estão sempre sofisticando seus golpes e criando novas estratégias de ataques.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago