Como remover o fardo dos aplicativos antigos de forma rápida?

Nosso setor é um dos que se transformam mais rapidamente no mundo – com tecnologias, dispositivos e serviços de rede e experiências de usuário final que surgem em uma velocidade cada vez maior. Portanto, poderá parecer surpreendente que as operadoras ainda dependam de aplicativos e sistemas antigos, ou legados – geralmente aplicativos desenvolvidos internamente ou por terceiros que podem ter muitos anos de idade e vir de fornecedores que nem estão mais em atividade.
E apesar de a maioria dos gestores reconhecerem que essa dependência de sistemas e aplicativos antigos afete negativamente seus negócios, apenas uma pequena parcela está realmente fazendo algo a respeito, como aponta pesquisa da Coleman Parkes** encomendada pela Amdocs.
Segundo o estudo, 63% das operadoras das Américas Central e Latina têm presença de média a forte de sistemas legados em seus ambientes de TI, sendo 57% em áreas essenciais. A pesquisa descobriu ainda que enquanto 76% das operadoras planejam investir em programas de melhoria para resolver essa pesada presença de legados, apenas 19% estão realmente implementando esses programas, e outros 19% planejam fazê-lo nos próximos dois anos. Mas será que existe uma maneira mais rápida de se livrar dos sistemas legados?
Número significativo de planos de terceirização
As operadoras estão considerando soluções diferentes para resolver essa situação, como soluções baseadas em serviços e em software (visando uma transformação full-stack), otimização dos sistemas existentes, ou ainda o aproveitamento de recursos internos ou externos, como de fornecedores de serviços gerenciados.
A pesquisa mostra que existe um número significativo de planos para terceirizar ambientes legados que atendem áreas centrais de BSS como faturamento, CRM e pedidos, com média de 37% dos entrevistados de mercados da América Central e Latina afirmando que suas empresas já estão terceirizando a totalidade ou parte de suas operações nessas áreas, e outros 22% indicando que pretendem fazê-lo. É importante citar que 56% dos entrevistados disseram que, para essa finalidade, suas empresas preferem usar o mesmo fornecedor de serviços gerenciados que hoje dá suporte aos seus ambientes não legados.
Últimas novidades em inovação de serviços gerenciados de TI
Os mais recentes avanços em serviços de TI para atender à necessidade de otimização de sistemas antigos utilizam uma inovadora tecnologia por meio da análise multidimensional de dados. Essa tecnologia compila e analisa dados de todos os componentes de software e hardware, bem como processos empresariais e organizacionais, focando em atender objetivos pré-definidos do negócio e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Juntamente com uma abordagem de mudança incremental, essa tecnologia oferece suporte à implementação gradual de melhorias em sistemas e processos, racionalização de dados, automação e desativação, o que reduz o risco de implementação, ao mesmo tempo melhorando a agilidade dos negócios e o custo total de propriedade (TCO).
Estudos de caso do setor nos quais as operadoras utilizam essa abordagem têm demonstrado uma redução de até 30% nos custos operacionais, bem como melhorias na qualidade dos serviços. Em um dos casos, essa abordagem gerou reduções de 70% nos defeitos de faturamento e 60% no tempo do ciclo de faturamento.
Uma forte presença de sistemas antigos agrega complexidade à segurança e torna mais difícil a adoção de tecnologias de próxima geração. Estes são os principais desafios técnicos para as operadoras dos mercados emergentes da América Central e Latina, de acordo com 75% e 94% dos entrevistados, respectivamente. Do ponto de vista das empresas, entre os principais desafios estão a capacidade de alinhar os recursos de TI às necessidades do negócio e a capacidade de lançar ofertas em pacotes, de acordo com 81% dos entrevistados.
Para abordar essa situação, os CIOs das operadoras precisarão resolver rapidamente os seus ambientes legados, usando para isso uma estratégia coesa que aproveite os serviços de TI, especialmente quando entregues por um provedor de serviços gerenciados com vasta experiência na área de comunicações.
Dessa forma, o provedor poderá também oferecer as mais recentes inovações por meio de claros acordos de nível de serviço (SLAs e KPIs), que os ajudará a alcançar as melhorias necessárias e imediatas que os posicionarão de modo mais favorável no mercado cada vez mais competitivo de hoje.
*Tobias Dezordi Pereira é líder de Vendas de Serviços para CALA na área de Integração de Sistemas e Operações da Amdocs
**Pesquisa da Coleman Parkes realizada para a Amdocs entre fevereiro e março de 2015