O CIO da IBM, Jeff Smith, quer praticar o desenvolvimento ágil de software e o gerenciamento de projetos em escala. E, para isso, desde que passou a ocupar a principal cadeira de TI na empresa, em meados de 2014, ele chegou com a missão de inovar e levar a velocidade observada em startups para a operação da Big Blue.
Smith lidera uma equipe de TI de 20 mil pessoas em todo o mundo, que criam ferramentas e serviços para toda a força de trabalho IBM de cerca de 380 mil profissionais. Poucas empresas operam nessa escala, que é quase tão grande quanto a cidade de Miami, que soma, pelo último levantamento, 418 mil pessoas.
A transformação da IBM, segundo disse ao jornal The Wall Street Journal, é vital para a empresa que está no meio de uma transição para fortalecer-se como uma companhia de cloud. Para garantir a agilidade esperada como parte da mudança, a Big Blue investiu, então, em duas frentes: desenvolvimento Agile e DevOps, que quebram projetos em pequenas unidades.
Em fevereiro, Smith substituiu o sistema de gestão antigo por 25 áreas, cada uma com seu líder. Os segmentos variam de um grupo que desenvolve um ambiente de nuvem para um grupo responsável pelo marketplace onde funcionários da IBM podem baixar as ferramentas de que necessitam para seu dia a dia.
A definição de Agile e DevOps, diz, é muito ampla e pode se estender desde engenharia até o aprimoramento das capacidades do profissional. Para esse último item, por exemplo, a cada cinco semanas, seu time faz diferentes trabalhos em diversas áreas na TI para ganhar novas capacidades, em linha com os conceitos de agilidade.
Ainda que sua equipe fique distribuída por diversos países, plataformas de vídeo ajudam os times a ficarem alinhados quanto aos processos Agile. O aprendizado em grupo, conta Smith, é muito importante e por isso ele faz questão de promover interações do tipo.