Notícias

Como melhorar os resultados otimizando o posicionamento da Buy Box?

A fim de evitar que o consumidor veja anúncios repetidos do produto de uma determinada marca, o modelo de venda dos marketplaces agrupa em uma única página todos sellers (como são chamados os lojistas que lá anunciam). Geralmente, ao lado da imagem principal do item, os lojistas estão elencados por preço. Mas apenas um dos vendedores ganha um lugar de destaque nessa pequena lista e que já aparece selecionada, com o botão de compra ao lado. Esse lugar é como são chamados os Buy Box, seller box ou caixa de compra, em português.

E há uma disputa por alcançar esse lugar, que é determinado pelo marketplace levando em consideração alguns parâmetros. A principal vantagem de chegar a este posto é a maior visibilidade do e-commerce. Um dado da Amazon, marketplace mais acessado do ocidente, tem 80% das vendas realizadas dentro dos BuyBoxes.

Quem compra na internet busca de cara preços mais baixos que as lojas físicas. Por isso, quem tem a melhor oferta já está na frente nesta disputa. O valor de frete pode encarecer o valor da mercadoria em relação ao concorrente e tem peso importante. O tempo de entrega, por vezes, mesmo que mais longo que os demais lojistas, pode ser um fator flexível para o consumidor, logo não elimina totalmente a chance de conseguir o BuyBox.

Por fim, é fundamental ter uma boa avaliação: a boa reputação de um lojista é prezada pelo marketplace e pelo consumidor no momento de decisão. Por isso, oferecer qualidade logística e garantir a satisfação total do cliente ao fim do ciclo de compra é tão importante.

Atenção a alguns parâmetros internos, como o valor cobrado pelo próprio marketplace. É preciso bater o preço da própria marca, estabelecendo uma porcentagem pré-definida (1, 2, 3, 4 ou 5%, por exemplo), até ter uma loja ativa há mais de seis meses.

Alcançar o Buy Box não é tão simples e o processo é dinâmico, podendo mudar diariamente, mas é garantia de conversão de vendas. Aposte em otimizar cada um dos processo acima e fique cada vez mais perto desse lugar no pódio dos e-commerces.

*Por Felipe Gomes, Head de Experiência & Sócio Diretor na Corebiz

**Sobre a Corebiz: a Corebiz é uma agência especializada em omnichannel, com grandes clientes de varejo e indústria de vários segmentos. Com ampla gama de serviços, atua desde a consultoria até a execução dos projetos, distribuídos em três unidades de negócios: Experiência, Marketing e Tecnologia. Conta com escritórios no Brasil, México e Argentina, e já executou projetos em mais de 14 países. 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago