Notícias

Como manter os dados do MacBook protegidos

Seja com o leve e portátil MacBook Air ou com um pouco mais pesado MacBook, é comum levar o notebook durante as viagens – mesmo no período de férias. O problema é que muitos esquecem de mudar as configurações dos Macs quando saem de sua rede regular para algo mais público. As configurações que facilitam sua vida na hora de compartilhar arquivos na rede corporativa, ou mesmo músicas e fotos em casa ou no escritório, também deixam as coisas mais fáceis para estranhos acessarem seus dados quando você está em uma cafeteria, por exemplo. Veja abaixo o que é preciso fazer para certificar-se de que seu Mac não está vulnerável enquanto você viaja.

Desabilite o compartilhamento de arquivos
O primeiro passo para ter certeza de que você não compartilha mais do que deseja é ir até as Preferências de Sistema (System Preferences), selecionar o painel Compartilhamento (Sharing), e então desabilitar a opção de Compartilhamento de Arquivos (File Sharing). Isso vai garantir  que ninguém tenha acesso aos seus arquivos ou que coloque arquivos no seu Mac.

Se preferir manter o File Sharing habilitado por estar compartilhando arquivos com companheiros de viagem, vá então ao painel Sharing e mude as permissões de Todos (Everyone) para Sem Acesso (No Acess). Dessa maneira, as pessoas com quem você compartilhou seu nome de usuário e senha (ou para as quais você criou contas separadas em seu Mac) ainda poderão se conectar.

Desligue outras opções de compartilhamento
Enquanto estiver no painel Sharing, é uma boa hora para também verificar se não há opções desnecessárias de compartilhamento ativadas. Por exemplo, se você nunca utiliza o Login Remoto, Gerenciamento Remoto ou compartilhamento de DVD, Internet, Bluetooth, certifique-se de que essas caixas não fiquem marcadas/selecionadas. E você certamente também não vai querer permitir o Compartilhamento de Tela (Screen Sharing) sem a necessidade de senha.

Agora você está seguro, certo? Nem tanto!

Se preferir manter seus dados realmente privados, há algumas outras coisas que também precisam ser ajustadas.

Mantenha o iPhoto para você
Se você está abrindo o iPhoto para importar imagens de suas viagens, talvez queira verificar se não está transmitindo acidentalmente as fotos da sua família para quem quiser ver.

Nas preferências do iPhoto (iPhoto, Preferences), clique na aba Compartilhamento (Sharing) e certifique-se de desmarcar a opção Compartilhar Minhas Fotos (Share My Photos).

Com o iPhoto, e também com o iTunes, você tem a opção de exigir compartilhar uma senha, em vez de simplesmente desabilitar o compartilhamento dos programas.

Mas desligar o Sharing é obviamente a opção mais segura, pois você não precisará ter medo de alguém descobrir sua senha e ter acesso as suas músicas ou fotografias.

Compartilhamento seguro na estrada
Note que, apesar das suas preparações, você ainda pode descobrir que computadores de outros usuários estão tentando transmitir informações para o seu Mac. Outros computadores podem aparecer na barra lateral Compartilhado (Shared) no Finder, e outras bibliotecas de músicas e fotos podem aparecer no iTunes e no iPhoto, respectivamente. Apesar de você poder vê-las, isso não significa que elas possam ver você ou seus dados. Por isso, desde que desabilite os recursos de compartilhamento que poderiam tornar seus dados acessíveis publicamente, pode ter certeza que seu Mac está seguro .

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago