O trabalho remoto se tornou parte da rotina da maioria dos funcionários de escritório nos últimos meses. Entretanto, muitas organizações e colaboradores podem ainda apresentar dificuldades para se adequarem a essa estrutura e, consequentemente, se manterem produtivos.
Para especialistas, a comunicação transparente e o senso de colaboração são fundamentais para manter a cultura organizacional mesmo quando os funcionários estão descentralizados. E o papel do líder neste novo cenário é fundamental.
Mas por onde começar? Especialistas da GoTo by LogMeIn destacam algumas dicas que podem auxiliar nesta tarefa.
Pesquisas recentes apontam que o excesso de reuniões virtuais, e-mails e bate-papos podem levar à fadiga mental. Para ajudar os funcionários a se sentirem menos sobrecarregados e frustrados, é preciso orientação sobre qual o melhor método de comunicação.
Para isso, líderes precisam estar preparados para aconselhá-los a considerar em cada conversa: complexidade, duração, delicadeza emocional, sensibilidade ao tempo e o nível de colaboração necessário.
E-mail: bom para informações diretas, breves, neutras e atemporais, que não exijam respostas, colaboração ou discussão.
Mensagens Instantâneas/Chat: essas conversas incentivam a socialização e são ótimas para perguntas e respostas rápidas, colaboração em tempo real e para compartilhar informações e anúncios com prazos.
Videoconferência: mesmo sem presença física, as reuniões virtuais cara-a-cara melhoram a comunicação. A videoconferência é a opção ideal para explicar informações complicadas e colaborar, utilizando o compartilhamento de tela para revisar os planos e documentos de projetos.
Telefone: quando o vídeo não for uma opção viável, o telefone é uma ótima forma para comunicar informações sensíveis, complicadas ou demoradas.
Os líderes devem perguntar se os funcionários que trabalham em casa têm o equipamento certo e a estrutura organizacional certa para realizar o trabalho.
Ao mesmo tempo, para evitar confusões e suposições, é importante que os líderes comuniquem claramente metas, expectativas, prazos e progresso. E lembre-se: deve ser uma via de mão dupla; os funcionários devem mantê-lo atualizado sobre essas mesmas coisas.
Também é importante se concentrar em seus próprios métodos de comunicação como líder. Especialmente em tempos de crise, o ideal é programar reuniões consistentes – para trabalho em equipe, reuniões de atualização de projetos e reuniões individuais com chefes de departamento.
Quando as boas práticas de comunicação começam do topo, os funcionários permanecem engajados e informados.
Por fim, as ferramentas que os funcionários remotos estão usando para se comunicar e colaborar devem ser consideradas. Produtividade e segurança são os objetivos principais.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…