Embora a liderança seja uma qualidade inata para alguns profissionais, para a maioria é algo que se tem que aprender e trabalhar diariamente. Mudar para uma função de chefia não significa necessariamente que a pessoa esteja pronta para liderar. Na verdade, pode representar uma curva de aprendizagem abrupta para novos gestores e chefes de equipe. Muitos gerentes passam toda a sua carreira gerindo pessoas sem nunca serem reconhecidos como líderes, sabendo apenas fazer micromanagement em vez de desenvolverem equipes motivadas e autônomas.
Delegar não é ter uma carga de trabalho elevada; pelo contrário, os líderes reconhecem quando devem se afastar para dar uma oportunidade aos membros da sua equipe de se destacarem. Isso significa permitir que os seus colaboradores implementem a sua própria abordagem e corrijam os seus erros. Obviamente, se os projetos começarem a perder o rumo, o líder precisará intervir.
No entanto, os líderes oferecem apoio sem cair em comportamentos de microgestão, que afetam negativamente a confiança dos colaboradores.
A Robert Walters, consultoria em recrutamento e seleção especializada em alta e média gerência a nível global, explica a diferença entre liderança e chefia, e como integrar as duas.
Os líderes estão genuinamente comprometidos com o desenvolvimento das suas equipes. Desde incentivar programas de formação, melhoria das qualificações e a especialização dos seus colaboradores, os bons líderes permitem que a equipe determine o curso do seu desenvolvimento profissional e irá incentivá-los a reconhecer e alcançar o seu pleno potencial.
Um elemento essencial para assegurar que os outros se destaquem é apoiá-los e guiá-los no caminho do sucesso. O coaching anda de mãos dadas com a liderança. Não se trata apenas de dar conselhos, mas de fornecer um espaço aberto para que os outros compartilhem os seus problemas, discutam ideias e cheguem às suas próprias conclusões sobre os próximos passos.
Quando se trata de desenvolver a sua equipe, oferecer feedback contínuo e significativo para os seus colaboradores é altamente valioso. Mas nem sempre é fácil, principalmente se precisar resolver um problema. Acima de tudo, procure manter o seu feedback construtivo em vez de crítico. A Robert Walters aconselha:
Além de fornecerem feedback, os líderes também convidam as suas equipes a comentar o seu desempenho. Pode ser difícil, mas o feedback dos colaboradores é valioso para desenvolver o seu estilo de liderança. A melhor maneira de obter feedback construtivo é fazendo perguntas, como:
“Como líder, muitas vezes pode sentir que é da sua responsabilidade ter a resposta certa ou a solução para tudo imediatamente. A realidade é que não é a sua responsabilidade ter todas as respostas, mas sim fornecer os meios para encontrá-las. Se eu pudesse dar um conselho a um novo gestor, seria: aproveite a viagem. Atrasos e eventos não planejados irão sempre surgir ao longo do caminho, mas o privilégio da sua posição é ter o poder de ajudar outras pessoas a aprender como enfrentar esses desafios”, comenta Marco Laveda, Managing Director Iberia e Latam na Robert Walters Group.
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