Categories: Notícias

Como gerenciar (de forma inteligente) o ciclo de vida de um produto

Com mercados globalizados e cada vez mais competitivos, conhecer, acompanhar e controlar de forma efetiva as fases de desenvolvimento de um produto, desde sua concepção à produção, são iniciativas essenciais para as empresas reduzir custos, ganhar produtividade e melhorar a qualidade do que fabricam.

E é exatamente isso que o Product Lifecycle Management (PLM) – gerenciamento de ciclo de vida do produto – permite realizar. Ao utilizar esse tipo de ferramenta, o executivo pode tomar as melhores decisões, levando em conta não apenas o ponto de vista de quem produz, mas também do consumidor – que, no fim das contas, é o alvo de todo esse esforço.

Mas como ele funciona? O PLM une revolucionários sistemas de design e produção (como CAD, CAM e CAE), com a manufatura digital (DM) e o gerenciamento colaborativo de desenvolvimento de produto (cPDM). Com isso, abre uma nova e importante frente de trabalho para o desenvolvimento das empresas, oferecendo ferramentas que permitem o acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento de um produto, desde sua concepção, passando pelo design, chegando ao “chão de fábrica”.

Com o uso dos softwares de PLM, é possível diminuir o tempo de produção, reduzir custos com material, economizar com gastos de energia e testar tudo antes mesmo de entrar em prática. Os projetos podem ser alterados, adaptados, avaliados e consequentemente melhorados em simulações eficientes na tela do computador, trazendo vantagens econômicas para os fabricantes e para os consumidores, que terão acesso a produtos mais sustentáveis, eficientes e personalizados.

Um exemplo prático de seu uso pode ser visto na fabricante de pranchas Firewire Surfboards. Para atender aos surfistas mais exigentes, a empresa investiu na personalização de suas pranchas. Os atletas buscam modelos com formatos específicos, que se adaptem ao seu estilo e às condições do mar de cada etapa dos circuitos de competições. O grande desafio da Firewire Surfboards era oferecer essa customização não apenas aos profissionais do esporte, mas ao público em geral. Afinal, o complexo processo de design individualizado gerava um enorme gargalo em seu sistema de CAD.

Para resolver esse problema, a empresa contratou uma integradora para desenvolver uma ferramenta on-line de customização que utiliza o conceito de gerenciamento de ciclo de vida do produto. Ela combina uma amigável interface de internet com ferramentas avançadas de 3D CAD e modelagem inteligente para oferecer diretamente ao consumidor uma ferramenta de personalização e simulação de resultados.

Antes de determinar a produção de sua prancha, o consumidor tem acesso a modelos tridimensionais e a simuladores, permitindo a compra de um produto totalmente adaptado às suas necessidades.

A razão do crescimento do PLM está na maturidade das empresas em observar a eficiência das soluções oferecidas pelo conceito de ciclo de vida do produto, no que diz respeito a itens como rapidez e produtividade. Essas ferramentas oferecem simulações e testes virtuais que permitem tomadas de decisão adequadas para a construção de melhores produtos e criam um ambiente  mais sustentável, tanto para a indústria, quanto para o consumidor.
*André Felipe é diretor de Marketing da Siemens PLM

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago