Falta pouco mais de um mês para a Black Friday, maior data promocional do varejo no país. No ano passado, segundo o relatório Webshoppers da E-bit, a Black Friday registrou faturamento de R$ 2,6 bilhões, sendo responsável por 4,9% do faturamento total do e-commerce em 2018, com ticket médio de R$ 608. De acordo com a GFK Consultoria, em 2019 a data deve registrar 4% de aumento no faturamento.
Para aproveitar a data, lojistas e consumidores se preparam, respectivamente, para picos de vendas e aquisição de produtos com melhores preços. Entretanto, ambos devem considerar que datas promocionais também atraem fraudadores, sendo com um aumento significativo de tentativas de fraude nesta época. Para alavancar as vendas de forma segura, especialistas da Braspag – empresa do grupo Cielo e líder em soluções de pagamento para e-commerce na América Latina – e da DOCLUZ – consultoria especializada em estratégias para performance digital – dão algumas dicas:
Segundo Tiago Doc Luz, fundador da DOCLUZ e CEO da TOTVS Virtua, uma das peças fundamentais para o lojista ter sucesso nas vendas de forma geral é a diarização: prever os resultados de cada mês “compreendendo que cada dia e cada semana são únicos”, ou seja, grandes eventos, feriados, datas de pagamento e até situações como fortes chuvas podem impactar nas vendas de forma positiva ou negativa. É preciso saber aproveitar essas situações e principalmente contabilizá-las para prever o resultado de cada mês e compará-los com os picos de vendas em datas comemorativas e promocionais, como a Black Friday.
Doc Luz elencou 7 dicas para os lojistas obterem melhores resultados na data promocional:
“Uma Black Friday saudável para o lojista é a bem planejada, com margens estudadas. E-commerce é gosto ou preço em primeiro lugar. Se você não tem o melhor preço, terá que conquistar o cliente de outra forma”, afirma Doc Luz.
De acordo com Felipe Cotecchia, diretor de TI da Braspag, lojistas e consumidores devem tomar cuidado com a empolgação do momento para não serem alvos de armadilhas. “Não é aconselhável focar apenas em performance porque as tentativas de fraudes aumentam muito nessa época. É preciso balancear o foco em conversão sem abrir mão da segurança. Os consumidores também precisam se atentar a e-mails e links com promoções, que muitas vezes, são enviados por fraudadores fingindo serem lojas conhecidas para roubar dados ou incentivar compras que nunca serão entregues”, explica Cotecchia, que também elencou 6 dicas para uma Black Friday mais segura:
Para Cotecchia, “uma boa Black Friday é aquela que garante um bom aumento de vendas reais, com grande redução de chargebacks e mais segurança para o consumidor”, explica. “O lucro acaba sendo maior e abre mais possibilidades para fidelizar o cliente, já que a confiabilidade é um dos itens fundamentais para o sucesso no e-commerce”, conclui Cotecchia.
*Por Paula Araujo
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