Notícias

Como contratações internacionais podem fazer sua empresa decolar

Ganhar espaço no mercado e ter cada vez mais ativos em uma empresa são fatores associados às pessoas que fazem parte dela. Parece simples, e até óbvio, certo? Mas nem sempre esse tipo de constatação vem associado a ações e tomadas de decisões práticas. Pensando nisso, é importante considerar planos de gestão que estejam alinhados à cultura da empresa e ao time que faz parte dela.

Os gestores e líderes de recursos humanos devem andar lado a lado. Expansão, investimentos levantados, expectativas de crescimento e planejamento de carreira dos colaboradores são pontos fundamentais para a saúde de uma companhia. E é por esta razão que contratações assertivas e estratégias de retenção de talentos fazem parte e influenciam diretamente no crescimento e performance da empresa em questão.

Existem algumas modalidades de contratação no mercado e diante do cenário atual, as posições remotas continuam em alta e dominando grande parte dos escritórios. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que o home office pode atingir 22,7% da população brasileira, o que corresponde a mais de 20 milhões de pessoas.

Levando em consideração as informações compartilhadas até aqui, entendemos que alguns mecanismos podem acelerar um processo de expansão de operações, por exemplo, ou ampliação do leque de produtos e serviços oferecidos.

Partimos do princípio de que é impossível globalizar uma empresa sem um time globalizado presente. Como assim? Eu explico. Imagine que você esteja no Brasil e venda chinelos, que são extremamente comuns e bem aceitos na região, mas você deseja ofertar o produto para países europeus. É imprescindível que você tenha nativos te ajudando nessa missão e contribuindo com uma visão mais assertiva dos próximos passos.

A boa notícia é que você não precisa sair do seu escritório em território nacional para alcançar uma oportunidade como esta. Como citei acima, a tendência crescente do trabalho remoto nos permite expandir sem sair do lugar.

Além da questão cultural envolvida nas trocas com outros países, é possível, a partir de contratações internacionais, ter acesso a mindsets muitos diferentes, visto que, o profissional está em outro continente e vivendo uma realidade alheia à nossa. Diversidade de gênero, religião e raça são só alguns exemplos de diferenças riquíssimas que você pode – e deve – expor a sua equipe.

Construa uma visão fora da caixa e receba ideias inovadoras dos seus colaboradores. E lembre-se, a sua empresa só decola se todos embarcarem com você.

* Cristiano Soares é country manager da Deel

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago