Um estudo divulgado no mês passado revela alguns dados interessantes sobre o uso de mídias sociais públicas entre as empresas da Fortune Global. O estudo mostra não somente um aumento acentuado no uso global de mídias sociais desde 2010, mas também do envolvimento cada vez maior entre o cliente e o lado corporativo, bem como uma presença mais focada da mídia social.
A pesquisa, realizada pela Burson-Marsteller em conjunto com a empresa de monitoramento de mídia social Visible Technologies, analisou como as empresas da Fortune Global estão usando o Twitter, Facebook e YouTube. O estudo também fornece informações sobre o uso do Google + e Pinterest, mas há menos dados sobre essas plataformas.
Uma das coisas mais interessantes da pesquisa é a constatação de que as empresas estão mirando a sua presença em mídias sociais de diferentes formas para atrair diferentes públicos.
Em geral, as empresas têm aumentado o número médio de contas que possuem. Por exemplo, em 2010 as empresas tinham uma média de 4,2 contas de Twitter, em 2011 eles tinham uma média de 5,8 contas e, em 2012, uma média de 10,1 contas do Twitter. Isto é mais do que uma duplicação do número médio em dois anos. O número médio de contas do Facebook passou de 2,1 em 2010 para 10,4 em 2012 e o número médio de contas do YouTube passou de 1,6 em 2010 para 8,1 em 2012.
Por que todas as contas são diferentes?
As empresas estão concentrando sua presença em mídias sociais para atrair diferentes públicos. Por exemplo, o estudo mostra diversas contas da Ford no Twitter. Há uma conta geral da empresa, há uma com foco nos caminhões, outra focada na marca Lincoln da Ford e ainda uma com foco nas ofertas de veículos elétricos (EV, da sigla em inglês). Wells Fargo, por sua vez, tem uma conta no Twitter para notícias gerais, uma para oportunidades de carreira e outra para suporte ao cliente. As empresas estão também criando várias páginas com base em áreas geográficas e linguísticas.
Isso faz sentido. As empresas sempre tiveram várias páginas da Web e até sites dedicados a dados demográficos específicos, mas dado o nível de engajamento necessário para a presença bem-sucedida de rede social, é importante focar na audiência e nas mensagens enviadas pelos usuários que se envolvem com a marca.
Em seu terceiro ano, o estudo observa que o número de empresas da Fortune Global que utilizam pelo menos uma plataforma de mídia social aumentou de 79% em 2010 para 87% em 2012. Das plataformas sociais que as empresas estão usando, o Twitter tem sido a mais popular nos últimos três anos, seguido pelo Facebook e YouTube.
O número médio de seguidores das contas das empresas da Fortune Global quase triplicou no ano passado, enquanto o número médio de contas corporativas do Twitter aumentou 182% desde 2010. Setenta e nove por cento de contas corporativas no Twitter se envolvem com retweets e menções @, de acordo com o estudo.
Quase três quartos das empresas têm presença no facebook. Desde 2010, a comunidade corporativa no Facebook cresceu 275%, com o número médio de ?likes? por página saltando de 40.884 em 2010 para 152.646 em 2012. Setenta por cento das páginas corporativas respondem aos comentários feitos no Facebook.
O estudo também sugere que as empresas estão fazendo uso efetivo de sites de mídia social como suas plataformas de publicação pessoal, criando conteúdo exclusivo e fazendo uso de recursos como Timeline do Facebook para oferecer recursos gráficos atraentes.
O estudo também mostra que as empresas da Fortune Global não estão sendo cautelosas em experimentar as plataformas sociais. Quase metade das empresas incluídas na pesquisa tem contas do Google + e um quarto tem contas no Pinterest.
Um relatório do DOMO e CEO.com descobriu que 70% dos CEOs das empresas da Fortune 500 têm zero presença em redes sociais. Existem algumas exceções notáveis, no entanto, incluindo CEO Salesforce.com Marc Benioff e a CEO do Yahoo, Marissa Mayer.
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