Buscar o coaching executivo pode ser uma grande mudança para garantir o seu sucesso como líder de TI. Mas você precisa estar preparado para fazer um trabalho difícil, que pode incluir lidar com feedback negativo, envolver-se em introspecção séria e fazer mudanças em como você trabalha e lidera. E você precisa abordar o processo com a mentalidade correta.
“Como meu coach diz, ninguém é perfeito e todos nós somos um trabalho em andamento”, diz Keyur Ajmera, Vice-Presidente de Tecnologia e Segurança Corporativa de um provedor de software que ele se recusou a citar. “A indústria está sempre mudando e o aprendizado nunca deve parar. É por isso que você precisa de humildade e autoconsciência” durante toda a experiência de coaching, acrescenta ele.
O objetivo final da carreira de Ajmera é ser um CIO “impactante e bem-sucedido” em uma empresa de ponta, mas ele descobriu que sua trajetória em um grande banco de investimento o estava afastando da tecnologia central, que ele sente que os principais executivos de TI precisam entender a um nível profundo. Então, ele assumiu um cargo em uma empresa menor que lhe permitiu se familiarizar com a computação em nuvem e outras tecnologias corporativas, mas ainda sentia que “estava faltando aquele toque final, alguém que pudesse me ajudar a desenvolver essas características essenciais” de um CIO de sucesso. Para Ajmera, não se trata apenas de conquistar o título, mas de fazer o trabalho tão bem quanto ele pode ser feito.
Ajmera teve a sorte de ter um mentor interno que o colocou em contato com o coach externo certo. Sua empresa também paga a conta da mentoria, o que não é incomum. Ajmera teve cerca de uma dúzia de reuniões com seu mentor, mas neste momento está pronto para fazer uma pausa para processar totalmente as lições que aprendeu e colocá-las em prática – e depois retomar as reuniões com seu coach quando sentir que está em uma posição em que pode aprender mais.
Ajmera diz que o processo de coaching “tem funcionado perfeitamente”, para ajudá-lo a descobrir e classificar as opções e lidar com problemas no trabalho.
Para obter o máximo do trabalho com um coach executivo, é vital estar preparado antes de começar. Primeiro, entenda por que você quer ou precisa de um coach; pode ser para ajudar a resolver um problema específico, como estabelecer uma boa relação com um novo CEO ou renovar seu estilo de liderança. Outro motivo comum para querer um coach é aprender a pensar e agir como um executivo depois de uma vida inteira de funções de TI práticas. Talvez seja uma sugestão ou uma ordem de seu chefe.
Larry Bonfante, Coach Executivo e Fundador do CIO Bench Coach, diz que muitos de seus clientes “saíram da operação e entraram na sala da diretoria”. Ele trabalha com eles no marketing do valor da TI, no desenvolvimento de relacionamentos com as partes interessadas e no envolvimento com pessoas do conselho e aprendendo a falar sua língua.
É sobre “olhar para as coisas através das lentes de um executivo de negócios, e não de um tecnólogo”, diz ele. “Há um conjunto muito diferente de músculos e habilidades necessários para ter sucesso no C-suite e na diretoria”.
Joe Topinka, Coach Executivo e Mentor de CIOs, também trabalha com CIOs recém-nomeados que precisam aprender as cordas executivas. Outros clientes são líderes de TI existentes nos quais seus executivos veem uma promessa, mas que têm alguns problemas a superar antes de poderem ingressar na diretoria. “Eles só precisam voltar aos trilhos”, diz ele. Nesses casos, ele se reúne com o líder de TI e também com a equipe executiva para aprender como as coisas funcionam, ou deveriam, naquele ambiente específico.
Outro cenário, diz Topinka, é que alguns de seus clientes “só querem ser melhores”. E, nessas situações, ele ajuda as pessoas a responder à pergunta: “Como é ‘ótimo’ para você?”
O coaching vem em diferentes sabores, então certifique-se de que você está procurando o tipo certo de ajudante. “O termo ‘coach’ realmente não significa muito”, diz Kathryn Saxer, Executiva e Coach de Carreira. “As definições são fluidas e tendem a envolver termos de marketing”, diz ela. Uma maneira simples de encarar isso: os coaches executivos “ajudam você a florescer onde você está, em sua função atual”, enquanto o coaching de carreira trata de ajudá-lo a descobrir seu próximo trabalho ou empresa, diz Saxer.
Muitos de seus clientes vão e voltam – depois que estão em uma nova posição, eles optam pelo coaching executivo para ser o melhor que podem e tirar o máximo proveito do trabalho. Quando eles estão prontos para seguir em frente, eles voltam para Saxer para treinamento de carreira.
Alguns coaches executivos têm profundo conhecimento em TI. Topinka e Bonfante, por exemplo, trabalharam em tecnologia por pelo menos 35 anos antes de mudar para o coaching, muitos desses anos como CIOs, e podem legitimamente se vender aos líderes de TI como “já estive lá, já fiz isso e já vesti essa camisa”. A experiência de Saxer é mais em marketing, mas ela aponta que “é mais fácil” treinar seus clientes CIO, porque os detalhes técnicos de seu trabalho não são uma distração. “Se estou conversando com um profissional de marketing, tenho que ter muito cuidado, porque eles não estão me contratando por causa de minha experiência em marketing”, diz ela.
Esteja preparado para um processo de verificação. É quase como procurar um conselheiro, de acordo com pessoas em ambos os lados da equação. Embora Ajmera tenha obtido sucesso com o primeiro coach que conheceu – ele diz que “soube em 10 minutos que esta é uma pessoa que fala a minha língua, cuja frequência é a mesma que a minha” – outros executivos de TI precisam de uma pesquisa mais longa.
Sree Balasubramanian, Chefe de Tecnologia Empresarial, Corporativa e de Digitalização do Bank of the West, Califórnia, entrevistou de seis a 12 treinadores antes de selecionar um. Ele sugere que você converse com pelo menos três a cinco.
O papel de um coach é ouvir, fazer perguntas perspicazes, fornecer recursos relevantes e ajudá-lo a descobrir seu próximo movimento – tudo sem julgamento e com a perspectiva de alguém de fora que está investido principalmente em você em vez de na sua empresa. “Minha agenda é ajudar meus clientes a cumprir sua agenda”, diz Bonfante. Para chegar lá, você precisa ser totalmente honesto com seu coach e sentir que pode confiar nele para praticamente qualquer coisa.
Esse relacionamento profundo e de confiança ajudará quando a mensagem for doída. O mentor de Hungate “nem sempre me diz o que eu quero ouvir”, diz ela. “Mas isso me dá a chance de fazer correções de curso antes de cometer erros no trabalho. Às vezes, quando você é um executivo, você precisa manter seus sentimentos para si mesmo, mas agora eu nunca sinto que estou sozinho”.
Algumas outras dicas de executivos e mentores de TI para uma experiência de sucesso:
Talvez o mais importante de saber ao entrar: “É o trabalho mais difícil, porque é trabalhar em sua perspectiva, sua confiança, sua abordagem e sua humildade”, diz Hungate. “Entenda que você vai ter que mudar, e mudar nem sempre é bom”.
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