Como alcançar a maestria digital

Author Photo
por
10:45 am - 22 de março de 2016
Já há algum tempo, a tecnologia é o assunto do momento. Em um cenário em que as empresas estão cada vez mais preocupadas em avançarem no mundo digital, surgem ferramentas como as redes sociais, big data, cloud, mobilidade. Com elas, barreiras são quebradas e novas possibilidades (algumas nunca antes imaginadas) tornam-se realidade. 
Nesse novo cenário também surge um personagem importante: o mestre digital. Basicamente aquela organização que conseguiu fazer melhor uso dessas tecnologias disponíveis atualmente para impulsionar lucro, produtividade e desempenho nos negócios. Aquelas que se sobressaem tanto nas capacidades digitais quanto nas de liderança.
Essa definição foi feita por George Westerman, Didier Bonnet e Andrew McAfee. Eles ressaltam, porém, que pouquíssimas são as empresas que alcançaram esse patamar e, diferente do que muitos podem imaginar, elas não necessariamente são organizações de tecnologia, cujas sedes estão no requisitado Vale do Silício.
Tanto é que os autores usam como exemplo de sucesso empresas como Nike, Burberry e Pernod Ricard – algumas das centenas de empresas analisadas durante três anos, integrantes de setores distintos da indústria como farmacêutico, varejo, financeiro e até manufaturas; e cujos resultados baseia-se o livro Liderando na Era Digital (M.Books), de autoria deles.
Os executivos contam na publicação que, embora não haja muitas companhias líderes digitais, há uma boa notícia: é possível identificar o que as leva a falhar nessa empreitada e, consequentemente, a uma resolução.
Tempo, tenacidade e liderança são as principais exigências apontadas pelos autores para começar a caminhada para a maestria digital – além de um certo investimento em tecnologia, que não precisa chegar a 20% da receita, e em capital humano, que também não precisa englobar os melhores especialistas que o Google poderia contratar. “Nossa pesquisa nos convenceu que a maestria digital é uma meta factível para qualquer empresa”, dizem eles no livro.
Em 12 capítulos, os executivos explicam o que é o mestre digital e como esse significado pode variar de empresa para empresa; analisam as principais habilidades que eles consideram compor o core da maestria digital; além de discutir processos operacionais, novos modelos de negócios e outros assuntos que possam ajudar organizações a explorar seus potenciais e a sustentar essa transformação rumo ao digital.
Por fim, os autores do livro concluem que “nunca houve um momento mais oportuno” para se tornar um mestre digital. Ainda há muito por vir, ressaltam, mas quanto mais tempo se espera, mais difícil fica.
A obra também inclui um “kit de sobrevivência” com o qual as empresas podem se basear para começar sua estrada e traçar um caminho certeiro rumo à transformação para, então, se tornar o tão almejado mestre digital.
Se interessou pelo livro? Acesse o site da editora MBooks para saber mais sobre ele e onde adquiri-lo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.