A Movida, empresa de aluguel de carros, usou machine learning para integrar sua plataforma de CRM com as 187 lojas espalhadas no Brasil. A solução usou a plataforma Google Cloud e Search Ads 360 para a integração. Esta integração influenciou positivamente as campanhas de mídia da marca.
O objetivo da integração com as tecnologias, segundo a Movida, era aumentar o número de reservas e gerar efetivação de contratos nos canais digitais, tanto no site quanto no aplicativo. Entre os desafios estava manter a meta de custo por atividade (CPA) saudável, mesmo em épocas sazonais, como férias e feriados, e sem prejudicar a busca por prazos.
Para a implementação, os trabalhos integraram equipes e soluções de TI, CRM (Customer Relationship Management) e BI (Business Intelligence), com foco nos objetivos de negócios da companhia. O Search Ads 360 foi usado, basicamente, de três maneiras: automação, com o uso de regras de acordo com o histórico de desempenho e lance inteligente; audiência, utilizando dados de geolocalização por meio de Adaptive; e integração, que se valeu da informação sobre volume de frota nas lojas para otimizar os lances. “Criamos uma regra para quando a loja apresenta falta de carro, reduzindo o lance nessa região”, explica o CMO da Movida, Charles Sperandio.
O case envolveu ainda a integração de dados da loja e utilização do Google Cloud para criar um feed atualizado do nível de estoque de carros por cidade, além de poder combinar o machine learning do Search Ads 360 e os dados do BigQuery para otimizar os processos internos.
Na comparação de janeiro de 2019 com janeiro de 2018, a Movida afirma que suas locações de search cresceram 25%, ao mesmo tempo em que o custo por conversão reduziu 26% e as chamadas impression share aumentaram 6,15%. Houve ainda uma redução de 10% no custo por atividades (CPA) em relação a dezembro de 2018.
Sperandio explica que a estratégia foi além de uma campanha de mídia. “Era necessário crescer a receita de locação de carros, obedecendo a relação entre demanda e taxa de ocupação das lojas. Atualmente, mais de 50% dos nossos negócios provém de plataforma online. E após atuação em plataformas Google em parceria com a Reamp, conseguimos crescer em 200% as nossas vendas pelo aplicativo”, explica o executivo.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…