As empresas que usam provedores de soluções de MDM para gerenciar seus Macs verão uma variedade de novas ferramentas úteis de gerenciamento de atualização de software neste outono, quando o macOS 13 Ventura for lançado ainda este ano.
Aqui está um pouco do que está por vir.
As novas ferramentas atendem a muitas das necessidades que surgiram com a mudança para o trabalho remoto nos últimos dois anos. Um dos maiores deles tem sido o desafio de garantir que toda a sua frota de dispositivos esteja atualizada e proteger contra dispositivos usados fora do seu sistema MDM.
Os aprimoramentos significam que a TI pode gerenciar e implantar atualizações de software em dispositivos Apple remotamente, em vez de depender dos usuários finais para instalá-los.
Ele também coloca seu suporte técnico no controle, já que muitos usuários de negócios gostam de testar versões pontuais do software do sistema para garantir que o código esteja em conformidade com a política. Embora isso geralmente aconteça, estar em posição de gerenciar o processo de atualização de software ajuda as empresas para as quais isso é importante a manter o controle.
A Apple introduziu vários novos recursos que os provedores de MDM poderão disponibilizar por meio de seus sistemas quando o macOS 13 for lançado. Estes incluem ferramentas para:
Definir prioridade.
Iniciar atualizações de software quando um dispositivo estiver em suspensão.
Melhorar a geração de relatórios do status do sistema.
Veja mais informações referentes a cada uma dessas ferramentas:
Isso permite que os administradores de TI atribuam uma nova chave de prioridade, que é enviada com o comando ScheduleOSUpdate. Você usa isso para atribuir prioridade alta ou baixa para atualizações. Em uso, a alta prioridade é vista como efetivamente o equivalente a um usuário solicitando a atualização em Configurações. Os administradores poderão dizer à frota de dispositivos da sua empresa para atualizar seus softwares remotamente, e todos farão isso assim que se conectarem à energia.
Os administradores de TI tiveram um problema: quando tentaram atualizar remotamente os dispositivos em estado de suspensão, não conseguiram; o comando foi rejeitado e uma mensagem “não agora” foi retornada. Isso é frustrante, pois um administrador deve reenviar a instrução de atualização em um momento diferente ou entrar em contato diretamente com o usuário para solicitar que ele atualize seus dispositivos. Não é o fim do mundo, é claro, mas é demorado.
O que mudou no MacOS 13 é que um Mac responderá ao comando – mesmo quando estiver dormindo ou no modo PowerNap. Depois de receber esse comando, ele instalará a atualização posteriormente quando conectado à energia. Se você diminuir o zoom e considerar todas as muitas dezenas de milhares de Macs agora gerenciados por sistemas MDM, o tempo e a eficiência liberados por esse aprimoramento são significativos.
A Apple também introduziu melhores ferramentas de relatórios no macOS. Eles fornecem à TI informações no nível do console sobre itens importantes, como o status das atualizações de software, a frequência com que os usuários adiaram a atualização de seus sistemas, quando a próxima tentativa de instalação está agendada e uma lista das datas e horários exatos em que as notificações de atualização foram publicadas anteriormente a um usuário.
Há várias mudanças adicionais no gerenciamento de Macs remotos, incluindo um novo recurso de registro automatizado de dispositivos que significa que os Macs devem fazer check-in com a solução MDM para receber suas instruções de configuração inicial.
Já foi possível contornar isso. Mas a Apple reforçou seu sistema para que, quando um Mac registrado for conectado pela primeira vez a uma rede, ele seja reconhecido como propriedade da organização que o registrou.
A Apple também melhorou o Migration Assistant para proteger melhor os endpoints. O Migration Assistant facilita a movimentação entre Macs, levando automaticamente dados de usuários, aplicativos e configurações de dispositivos de um computador para outro. No entanto, a partir do macOS 13, os Macs registrados em uma solução MDM não transferirão as configurações do sistema, rede ou impressora usando o Migration Assistant. Isso ajuda a garantir que cada novo Mac seja registrado corretamente no sistema MDM e que todas as configurações de sistema, rede ou impressora sejam compatíveis.
Esses aprimoramentos se juntam a uma série de melhorias adicionais que a Apple fez e continua a fazer à medida que trabalha para atender às necessidades em evolução de seus clientes corporativos. Isso inclui ferramentas como Rapid Security Response para forçar a instalação de patches de segurança vitais, Managed Device Attestation, aprimoramentos úteis no Apple Business Essentials, USB Restricted Mode, aprimoramentos no login único, substituição de senha e muitos outros aprimoramentos.
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