Comece a pensar como uma startup

Author Photo
10:37 am - 16 de janeiro de 2017

Rápidas mudanças no comportamento do consumidor continuam a ser um desafio para alguns varejistas tradicionais. Geralmente, eles permaneceram estagnados em suas antigas estratégias, se esforçando para gerar vendas e permanecer relevantes no mercado moderno. Mas as marcas de sucesso, no entanto, têm algo em comum: elas não temem a mudança.

Empresas que continuam a prosperar são ágeis, mudam com o tempo e abraçam novas ideias. Marcas como Zara, H&M e Nike adotaram essa mentalidade – estimulando vendas, proporcionando aos clientes conveniência e alta satisfação. Mais uma vez, em comum, elas têm o pensamento de startups.

Companhias que ratificaram esse modelo no início destacam-se e os negócios tradicionais precisam fazer o mesmo. Eles podem fazer isso melhor aproveitando seus dados para entender o que os clientes querem e alterar a abordagem de modelagem para sustentar as vendas. “As marcas tradicionais precisam parar de competir consigo mesmas”, aconselha Mona Bijoor, fundadora e CEO da JOOR, marketplace de roupas on-line.

Mona aponta que as marcas tradicionais precisam ir para o digital ou ficarão para trás. E  o mobile commerce é um importante passo nessa estratégia. A Forrester prevê que as vendas no comércio eletrônico nos EUA crescerão mais de US$ 530 bilhões até 2020.

A Nike tem apostado nesse caminho. A gigante do sportswear quer crescer 250% em mobile commerce nos próximos cinco anos. Investir em dispositivos móveis permite que empresas comuniquem mensagens mais personalizadas aos seus consumidores e criem experiências personalizadas para clientes segmentados.

Mona alerta, no entanto, que à medida que o mercado cresce, se conectar com o cliente é fundamental. “A sobrevivência no varejo está se tornando difícil. As marcas que são eficientes, flexíveis e empregam o serviço de cliente são as que terão sucesso”, aponta.

Segundo ela, empresas da próxima geração oferecem uma atraente combinação de marca, tecnologia e talento e têm acesso direto aos consumidores. A velocidade das mudanças de tecnologia de varejo é impressionante – enquanto estas podem ser soluções para hoje, não se surpreenda se elas mudarem amanhã.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas