Com nuvem, Caloi acelera transformação digital

A Caloi, tradicional fabricante brasileira de bicicletas, elegeu a Salesforce para atualizar a gestão da empresa, de forma a garantir um suporte mais ágil e eficiente a seus clientes.

Com um extenso portfólio, que vai de bikes infantis até as profissionais e elétricas, a Caloi tem uma carteira de 1,8 mil clientes ativos igualmente diversificados, composta por grandes magazines, Lojas de Esportes, Bike Shop’s e até pequenas bicicletarias. Apesar da inovação dos produtos, a empresa sentia a necessidade de ter uma interface mais ágil e amigável.

Ao constatar que para impulsionar seu crescimento era preciso ficar em linha com a transformação digital, a Caloi buscou alternativas por meio de consultas e uma licitação. Por fim, escolheu as soluções Sales Cloud e Customer Community da Salesforce, que foram implementadas nos departamentos de Vendas e Marketing, e também passaram a ser utilizadas na versão mobile pela Equipe de Vendas em campo.

Cliente no centro

O primeiro passo da empresa foi a integração e digitalização de todos os processos e sistemas, o que garantiu mais agilidade para os Consultores de Negócios, que antes passavam metade do dia apenas resolvendo problemas de outras áreas e respondendo dúvidas sobre o status das compras.

“Conseguimos não só aumentar a produtividade, mas também mudar o papel da equipe comercial, que está usando os 50% a mais de tempo para prestar uma consultoria estratégica para os clientes”, conta Eduardo Romão, gerente Nacional de Vendas do Canal Bike Shop da Caloi.

Na etapa seguinte, foi preciso superar o desafio de integrar as soluções Salesforce em tempo real com as demais ferramentas já utilizadas pela Caloi, criando uma base de dados na qual, só na primeira fase da integração, que durou dois meses, foram inseridos mais da metade dos clientes.

Mais autonomia

Com apoio da Processor, parceira Salesforce responsável pela implementação do projeto, a Caloi forneceu aos compradores corporativos acesso a todo o portfólio da marca, com fotos e detalhes dos produtos, além da visibilidade do estoque e da possibilidade de acompanhar o ciclo do pedido passo a passo que está em implementação.

Como resultado da autonomia conferida aos clientes e à interface de fácil utilização, atualmente 100% das vendas já estão sendo feitas via solução, seja pelos consultores de negócios ou pelos clientes já capacitados.

“O sistema também garantiu governança aos processos de pedido, aprovação de proposta e prospecção de leads e oportunidades, que eram todos manuais. Antes, era preciso uma equipe de três pessoas para checar todos os 200 pedidos diários, item a item. Dessa forma, os pedidos demoravam dois dias para serem faturados. Agora, são feitos em apenas um minuto”, comemora Eduardo Silva, gerente de TI da Caloi.

Segundo o executivo, os processos tiveram um resultado tão expressivo que a Caloi irá expandir o uso das soluções Salesforce por toda a empresa: “Desenvolvemos o B2B, sistema de casos e agora estamos terminando o forecast (previsão de vendas). Queremos mapear as lojas visitadas pelos clientes via aplicativo mobile, para posicionar os produtos da Caloi e utilizar os serviços na área de atendimento de autorizadas (peças em garantia)”, completa.

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