O domínio da Qualcomm no cenário móvel parece não dar fôlego para a concorrência. Impulsionada por resultados financeiros recentes e pelo avanço em internet das coisas e projetos como carros conectados – a maioria das principais montadoras usam algum produto da fabricante em seus projetos -, a empresa apresentou durante a CES 2017, em Las Vegas, o primeiro processador móvel de 10 nanômetros. Além de conhecidos benefícios como velocidade de processamentos e economia de energia, o Snapdragon 835 inova ao trazer em seu core capacidades como a de realidade virtual, o que deve provocar mais transformações no mercado de smartphones.
Como explicou durante o anúncio Keith Kressin, vice-presidente da Qualcomm, trata-se de um processador pensado para a próxima geração de entretenimento e multimídia móvel. O desempenho e a redução do consumo de energia permitirá, por exemplo, smartphones ainda mais finos e com baterias de fato com maior duração.
O desenvolvimento do 835 levou em consideração cinco pontos: duração de bateria, captura, conectividade e segurança e machine learning. A Qualcomm calcula que o novo processador consuma 25% menos bateria que seu antecessor, além disso, com cinco minutos de carga o usuário garantirá 5 hora de conversação.
No campo da captura, o chip traz tecnologia para captura de imagines inteligente e estabilizador de foto e vídeo, em conectividade, eleva o padrão de acesso à internet pelo smartphone trazendo para o mundo móvel a velocidade da fibra, já em segurança a novidade fica por conta das autenticações biométricas, reconhecimento de íris, rosto e voz.
Mas o grande frisson do anúncio da Qualcomm está no que o executivo chamou de grande experiência imersiva. O Snapdragon 835 permite gráficos até 25% mais rápidos, baixa latência e computação heterogênea para atender às demandas de processamento de realidades virtual e aumentada.
*O IT Forum 365 viajou a Las Vegas a convite da CTA, organizadora da CES
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…