A varejista Fast Shop adotou uma solução de chatbot para tornar a entrega de mercadorias mais eficiente, tanto para os produtos da loja física quanto para os vendidos no e-commerce.
A principal dificuldade da empresa, antes da adoção da tecnologia, era a confirmação das entregas. As tentativas eram feitas por telefone, mas nem sempre com sucesso. Assim, muitas vezes as entregas ocorriam sem a confirmação do cliente, apenas aumentando o prazo para o recebimento da mercadoria e os custos operacionais.
Agora, o consumidor é acionado por SMS e, ao clicar no link enviado por mensagem, conversa com o chatbot criado pela Zenvia — empresa brasileira desenvolvedora de plataforams de mensagens e chatbots — para confirmar o agendamento da entrega, com agilidade, personalização e eficiência. Segundo a varejista, as conversões chegaram a crescer 40%.
Adriano Freire, head de Operações e Alianças Estratégicas da Zenvia, comenta que o sucesso na implantação do chatbot é resultado de uma experiência de conversação totalmente alinhada ao público da Fast Shop.
Segundo o executivo, era preciso criar uma solução de fácil interação e que tivesse como pontos fortes a rapidez e a eficiência. “A melhor escolha, considerada em parceria com a Fast Shop, foi o chatbot com acionamento por SMS. Enquanto o SMS traz o envio praticamente instantâneo de mensagens e a taxa de leitura de 98% em até dois minutos, o chatbot proporciona automatização com potencial de engajamento dez vezes maior do que as tecnologias tradicionais. Além disso, o logo da Fast Shop no chat web e o nome da empresa na url mostram ao cliente que ele pode confiar no link que está acessando”, apontou.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…