Com biometria comportamental, Unbotify identifica bots fraudulentos

Fraudes de cliques realizadas por robôs são um dos principais desafios do mercado de publicidade. Segundo a Associação de Anunciante dos Estados Unidos, US$ 6,5 bilhões serão gastos com anúncios fraudulentos ao longo de 2017 somente nos EUA. De olho nesse cenário e para solucionar esse problema, surgiu, em 2015, a israelense Unbotify.

A companhia desenvolveu uma solução que analisa os padrões de comportamento para diferenciar bots de humanos com o intuito de evitar fraudes on-line, seja em sites ou aplicativos. “Cada vez mais robôs são usados para fraudes. Estima-se que bots já são quase 30% da internet. Com biometria comportamental, conseguimos distinguir a ação em dispositivos móveis e desktops e prevemos ataques”, contou Yaron Oliker, CEO e cofundador da Unbotify, ao IT Forum 365.

Com sua tecnologia, a Unbotify já ajudou uma série de empresas nessa missão. Oliker citou como exemplo um dos clientes da companhia, uma empresa de games on-line. A organização é focada em jogos de poker pela internet. Se um usuário assinar o serviço, ganha bônus para jogar.

“Em determinado momentos, eles começaram a observar o crescimento de contas falsas com o intuito único e exclusivo de coletar e usar bônus em partidas”, relata ele. A Unbotify atuou, então, com sua ferramenta para identificar, de forma automática, casos do tipo e eliminar o problema.

Outro exemplo citado por ele foi o de um dos dez maiores e-commerces do mundo, que contratou a empresa para monitorar o tráfego em sua página logada e prever se cibercriminosos usavam credenciais obtidas em grandes vazamentos para efetuar compras.

Oliker explicou que o grande diferencial da tecnologia da Unbotify está na análise biométrica comportamental, fundamental para identificar robôs e pessoas. “Somos a única empresa no mundo que faz isso”, orgulha-se.

Outro destaque está no uso de machine learning. A tecnologia analisa bots que interagem com a solução e se um novo robô tenta atingir companhias na China, por exemplo, em qualquer outro lugar do mundo outros clientes estarão protegidos.

O caráter inovador da ferramenta fez a Unbotify ganhar prêmios de reconhecimento. Em junho deste ano, a startup ficou em primeiro lugar na competição Cyberstorm, na Universidade de Tel Aviv. Ela também levou o primeiro lugar entre as empresas mais inovadoras de Israel em 2017 pela revista Fast Company.

Cibersegurança cresce

Oliker lembrou que o mercado de cibersegurança segue em expansão. “Não é de se espantar. Afinal, nossas vidas são todas conduzidas on-line. Compramos pela internet, usamos o banco pela internet. E os fraudadores, naturalmente, querem tirar vantagem disso”, destaca.

Novas modalidades de fraude surgem todos os dias. Segundo o CEO, uma de maior crescimento é, de fato, a fraude em anúncios. Além, claro, de compras fraudulentas feitas por bots. Na última Black Friday no Brasil, por exemplo, uma empresa, de nome não revelado, foi alvo deste tipo de crime. Nesse contexto, automatizar a cibersegurança pode ajudar companhias a reduzir o risco, alerta o executivo.

De olho no Brasil

Segundo o CEO, hoje, os principais mercados da startup são Brasil e China, fortes em varejo e e-commerce. “Organizações brasileiras são early adopters e abertas à inovação”, comenta.

No Brasil, a Unobtify atua por meio da Global BDP, empresa nacional que surgiu há quase dois anos com o objetivo de atuar no desenvolvimento de negócios na área de tecnologia. “Sem eles, certamente não teríamos chegado ao Brasil. Já temos no País uma série de provas de conceito acontecendo e esperamos negócios em breve”, finaliza Oliker.

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