Fundada em 2005, a Rimini Street viu que podia atender um mercado até então inexplorado: o de fornecimento independente de serviços de suporte a softwares de gestão empresarial para SAP e Oracle com o benefício de custo de manutenção 50% inferior ao das fabricantes. Com grande parte das empresas realizando upgrades de software para não ficar sem suporte, a ideia da Rimini Street é ajudar clientes que não precisam de novos recursos ou funcionalidades e querem continuar a rodar as versões atuais.
O trabalho, garante Edenize Maron, gerente-geral da Rimini Street para a América Latina, tem sido positivo globalmente e, especialmente, na América Latina, com destaque para o Brasil. “No segundo trimestre tivemos aumento de 41% na receita global e no número de clientes saltou 34%, somando agora 1,4 mil ativos.”, contabiliza.
A executivo ressalta que a companhia aumentou o total de clientes na América Latina em 189% no período em relação ao ano anterior e fez diversas contratações estratégicas na América Latina para suprir a necessidade desse mercado em rápida expansão. Além disso, A a empresa ampliou em 57% a receita de suporte para os sistemas Oracle e SAP na América Latina.
Atualmente, a Rimini oferece suporte a mais de cem clientes globais com operações na América Latina, incluindo empresas brasileiras, como Atento, Embraer, GRSA, Grupo Rodobens, Infoglobo, MRS Logística e Tecnisa.
“O modelo de suporte de ponta da Rimini Street é uma solução apropriada para empresas interessadas em crescer, expandir e inovar seus negócios na região, apesar do difícil momento econômico atual. Vivemos um momento de transição, saindo do on premise para a nuvem e isso tem contribuído para nossos números”, justifica o sucesso da atuação.
Um diferencial importante, segundo a executiva, tem chamado a atenção do mercado e ajudado no crescimento dos negócios. “Além de ajudar os clientes a economizarem até 90% nos custos de suporte e manutenção, empresas podem executar a versão atual do software por, no mínimo, 15 anos, evitando atualizações caras e desnecessárias de seu já estável sistema ERP”, destaca.
As perspectivas são positivas para os próximos meses. Edenize acredita que o mercado de ERP na nuvem não está completamente desenvolvido, com cobertura parcial, uma oportunidade para a Rimini. Além disso, diz, há muitas companhias apostando no modelo de nuvem híbrida e a Rimini entra para ajudar na mudança.
“Analistas dizem que estamos saindo da fase de pessimismo, mas na prática veremos redução do orçamento para o próximo ano. É nesse cenário que nosso papel se torna importante e estratégico para as empresas”, justifica.
Com a pressão constante por inovação, Edenize conta que com esse modelo de negócios, a Rimini está ajudando CIOs a realinhar seus orçamentos de TI e a desbloquear fundos extras que podem ser reinvestidos nos negócios. Além disso, a empresa tem apostado em talentos para ajudar seus clientes de forma mais estratégicas. “Somos a alternativa para as empresas inovarem”, sentencia.
“Criamos quase que uma SWAT para contratar pessoas altamente qualificadas para diversas áreas, especialmente engenharia, que é nosso core. Temos acordos de níveis de serviço (SLAs) agressivos e não podemos errar. Por isso a criticidade do processo de recrutamento”, detalha, completando que o quadro de funcionários da Rimini Street na América Latina cresceu 229% se comparado ao período anterior de 12 meses.
Cases
Entre os clientes no Brasil que recentemente fizeram sua mudança para o suporte da Rimini Street está a Infoglobo. O grupo de mídia mudou o suporte do sistema SAP R/3 4.7 em novembro de 2015 e fez a transição para o SAP ECC 6.0 já sob o suporte da companhia.
A Atento, fornecedora de gerenciamento de relacionamento com o cliente e de serviços de terceirização, também faz parte da lista. A organização contratou o suporte da Rimini Street para sua plataforma SAP ECC 6.0.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…