Com alta de 176% no número de smartphones em relação a 2013, pesquisa aponta Brasil como País conectado

Author Photo
9:01 am - 18 de outubro de 2016

O Brasil é um dos países mais conectados a dispositivos móveis do mundo. A cada dez pessoas, oito possuem um smartphone, crescimento de 176% em relação a 2013. O número faz parte do “Global Mobile Consumer Survey – GMS 2016”, estudo da Deloitte que apura o hábito de consumo de equipamentos e serviços de tecnologia móvel em 31 países do mundo. No Brasil, a pesquisa foi realizada com 2.005 pessoas de todas as regiões do País. A divulgação dos resultados foi feita durante a Futurecom, evento realizado nesta semana em São Paulo.

A utilização dos smartphones mostra alguns hábitos curiosos dos brasileiros. Entre os exemplos está o hábito cultivado por 37% dos donos desses equipamentos que participaram do estudo, que afirmam verificar suas mensagens instantâneas em aplicativos como o WhatsApp caso acordem no meio da noite. Já 28% dos pesquisados disseram que chegam a responder às mensagens durante a madrugada. No outro extremo estão 29% dos respondentes, que afirmam nunca checar seus aparelhos durante a noite, nem mesmo para conferir o horário no relógio do aparelho.

Um dado curioso, mas ao mesmo tempo perigoso, é que 15% dos donos de celulares atravessam ruas teclando, enquanto 12% interagem com o aparelho enquanto dirigem;

Os dispositivos também são companheiros de refeições – 35% afirma que sempre, ou quase sempre, usam o telefone enquanto estão fazendo uma refeição em casa. O percentual recua um pouco, para 32%, em relação àqueles que ficam ligados ao aparelho enquanto se alimentam em restaurantes.

“Depois do fenômeno dos videogames, que mudou hábitos de várias gerações, especialmente de jovens, as facilidades proporcionadas pelas tecnologias condensadas em um único smartphone estão transformando o dia a dia de incontáveis pessoas em todo o mundo”, avalia Marcia Ogawa, sócia-líder para o atendimento à indústria de tecnologia, mídia e telecomunicações da Deloitte.

Perguntados sobre quais os meios de comunicação disponíveis em seus aparelhos foram usados na semana anterior à entrevista, o maior percentual de citações (79%) foi para os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. O uso das redes sociais foi lembrando por 73% dos ouvidos, enquanto que 63% também disseram que se comunicaram por e-mail.

Realidade virtual em evidência
Após os smartphones, os laptops aparecem em segundo lugar na lista de aparelhos preferidos dos brasileiros, com 65% dos participantes do estudo dizendo ter no mínimo contato com o equipamento (uma queda de quatro pontos percentuais em relação aos 69% do ano passado). Em seguinda vêm os tablets (queda do percentual de 43% em 2015 para 41% neste ano), eReaders (leitores eletrônicos, com alta de 4% para 6% na comparação anual), smartwatches (relógios conectados, também com alta de 4% para 6%), e fitness bands (pulseiras inteligentes, alta de 2% para 4%).

A grande novidade da pesquisa são os óculos de realidade virtual, que não haviam sido citados em 2015 e que aparecem com 6% dos respondentes afirmando já possuir ou, ao menos, ter contato com esse tipo de aparelho.

“O brasileiro, em geral, é reconhecido internacionalmente por ser ávido por novidades. Os lançamentos que ampliam as possibilidades de interação tecnológica são sempre valorizados por aqui”, conclui Marcia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.