Transformação na Comunicação com uso de I.A

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na transformação da comunicação e interação das empresas com seus clientes.

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7:02 pm - 18 de maio de 2023

Com o desenvolvimento de ferramentas e o uso da Inteligência Artificial (IA), o campo do marketing passou por uma revolução, permitindo a criação de estratégias mais precisas e efetivas, que têm um impacto direto nos resultados das organizações.

Aplicação da I.A no Marketing

A IA tem sido aplicada de várias maneiras no marketing, pois é capaz de coletar e analisar grandes volumes de dados, oferecendo uma compreensão profunda dos comportamentos dos consumidores.

Ela permite antecipar tendências e necessidades, atuar em chatbots e assistentes virtuais, criar conteúdo e otimizar campanhas.

De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, o uso da IA ​​pode resultar em um aumento de até 20% na receita das organizações. Isso ocorre porque essa tecnologia possibilita uma segmentação mais precisa do público, permitindo a personalização de campanhas e ofertas, o que aumenta a eficácia do marketing.

Mulher olhando para macbook com tela inicial do chat gpt

I.A Na Prática

Os parágrafos anteriores podem ter soado “robóticos” para você? Para mim, sim. Isso ocorre porque, assim como neste texto, no qual uma ferramenta de IA chamada ChatGPT escreveu os parágrafos acima, o uso de novas tecnologias já é uma realidade no mercado de marketing, mas é essencial aplicar a “Inteligência Humana” para ser estratégico.

Acredito que esse cenário levanta duas questões relevantes relacionadas aos negócios: uma de ordem ética e outra de ordem estética.

Ordem Ética no Uso de I.A na Comunicação

Se as novas ferramentas precisam ser alimentadas com dados dos consumidores para criar produtos e serviços personalizados, como devemos agir para garantir a privacidade e segurança dessas informações?

mão feminina segurando uma ilustração de nuvem com cadeado.

Considerando o debate sobre o armazenamento e uso de dados pessoais pelas empresas, e levando em conta que o uso de dados obtidos por terceiros está chegando ao fim, muitos profissionais do setor já estão desenvolvendo estratégias para capturar dados de primeira parte, como oferecer benefícios ou aos consumidores que optam por fornecer suas informações, ou estabelecer acordos de compartilhamento de dados de segunda parte com parceiros que seguem de acordo com as leis de proteção de dados.

É importante lembrar que os indivíduos são os proprietários de seus dados pessoais e têm o direito de controlar como essas informações são compartilhadas, além de se beneficiarem de seu uso. Cabe às empresas protegerem esses dados.

Essas informações têm o potencial de atender a próxima onda de inovação, mas apenas se forem seguidas práticas de governança seguidas. Ou seja, as tecnologias devem ser éticas, transparentes e acompanhadas. E o senso ético, algo intrínseco à cultura humana, só pode ser ensinado às máquinas por nós.

Homem, de óculos e barba, vestindo camisa xadrez em um escritório, de perfil, mexendo no computador.

Estética da comunicação com I.A

Em relação à questão estética, é importante considerar: se tudo passa a ser personalizado por algoritmos e análises preditivas, o que realmente se destacará e chamará a atenção dos consumidores?

Acredito que a sensibilidade humana – algo tão metafísico – sempre terá seu espaço.

 

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