Parcerias sustentáveis são um importante caminho para um futuro
Ecossistema com comunidades locais é uma estratégia poderosa para empresas que desejam fortalecer seu impacto social

Parceria é uma via de mão dupla. Você deve compartilhar e receber na mesma intensidade. A história de quase uma década entre SAP e Fundação Amazônia Sustentável (FAS) começou como um projeto de tecnologia para apoiar as prestações de contas da ONG e permitir diferentes combinações de dados e análises preditivas para apoiar a fomentação do empreendedorismo da comunidade local.
Para dar um pouco de contexto, a FAS é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. Em 2015, a SAP firmou uma parceria com a ONG a fim de prover informações consolidadas para as comunidades que a FAS apoia.
Até hoje, mais de 640 mil pessoas foram impactadas e a fundação obteve 43% de redução no desmatamento e 202% de aumento de renda em sua área de atuação. O impacto positivo que as soluções de análise de dados estão causando não só para a instituição, mas também para toda a comunidade, ajuda a fomentar uma cultura de empreendedorismo, por meio de mentorias, inclusão digital, capacitação em tecnologias em nuvem, entre outras formas de apoio.
Veja também: Comunicação: chave para o sucesso da agenda ESG
Utilizando o portfólio de sustentabilidade da SAP, a FAS consegue monitorar todos os projetos e distribuir os recursos de forma ágil e transparente. A área de turismo movimenta aproximadamente 6 milhões de reais em 16 empreendimentos de pesca esportiva e turismo local, beneficiando mais de mil famílias atendidas pela ONG. Outro investimento importante foi a construção de uma câmara frigorífica que auxilia no estoque de pescados, ajudando no controle de preços e demanda, diminuindo a ação de atravessadores.
Estamos em um País rico em biodiversidade, porém nosso território registra perto de 35 milhões de hectares degradados, a maioria no Norte do País. Por outro lado, há um otimismo do mercado na restauração de áreas naturais por conta do crescimento da demanda por créditos de carbono, com a ajuda de soluções de tecnologia que alcançarão os incríveis US$ 50 bilhões até 2030, segundo dados da consultoria McKinsey. Dados como este ajudam a entender como a tecnologia tem um papel fundamental para gerar receitas em locais distantes dos grandes centros. Por isso, acredito na democratização e inclusão digital para o crescimento socioeconômico que a FAS proporciona.
Criar parcerias e um ecossistema com comunidades locais é uma estratégia poderosa para empresas que desejam promover a sustentabilidade e fortalecer seu impacto social. Esse é o pilar da parceria entre SAP e FAS. Exercitar o trabalho com a comunidade ajuda a desenvolver projetos que beneficiam a todos, seja na esfera do desenvolvimento local, educação, saúde ou infraestrutura.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!