Open Finance ultrapassa 60 milhões de consentimentos em seu quarto ano de operação

Desde sempre uma bandeira do setor de crédito digital, iniciativa desempenha um papel importantíssimo para as empresas do segmento

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por ABCD
10:00 am - 26 de fevereiro de 2025
Imagem: Shutterstock

Por Claudia Amira*

Lançado em 2021 como Open Banking, o sistema financeiro aberto do Brasil avançou muito nos últimos anos, ampliando o escopo de informações compartilhadas, o que justificou  a evolução para o Open Finance, aumentando o tamanho de seu ecossistema e conquistando reconhecimento internacional. Em seu quarto aniversário, a iniciativa superou os 64 milhões de consentimentos ativos e os 42 milhões de clientes, segundo dados computados até o dia 17 de janeiro pelo portal do Open Finance Brasil, desenvolvido pela Estrutura de Governança do Open Finance Brasil. Nesse período de funcionamento, mais de 2 bilhões de comunicações semanais foram realizadas.

Para se ter uma ideia do salto da iniciativa no decorrer dos anos, basta uma comparação com os números divulgados em seu segundo aniversário, em 2023. Em nota divulgada para marcar a data, o Banco Central anunciava cerca de 15 milhões de clientes únicos e 22 milhões de consentimentos ativos no sistema. De lá para cá, o compartilhamento de dados de novos produtos e serviços foi se expandindo e, consequentemente, beneficiando mais brasileiros. 

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Desde sempre uma bandeira do setor de crédito digital, o Open Finance, que em linhas gerais empodera os brasileiros, agora donos de seus dados, ao mesmo tempo em que reduz a assimetria de informações no mercado, desempenha um papel importantíssimo para as empresas do segmento, uma vez que as expansões regulatórias do sistema facilitaram o acesso a novos mercados e também a rápida implementação de novos produtos financeiros. 

Não por acaso, o Open Finance aparece no topo da lista de inovações financeiras que as fintechs de crédito pretendiam fortalecer em suas operações, de acordo com a mais recente edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital – ABCD e pela PwC Brasil. 

Presente na estrutura definitiva de governança do Open Finance, comandada pela diretora-presidente Ana Carla Abrão, a ABCD, representada pelo conselheiro Thiago Daniel, um dos diretores da associação, segue atuando para garantir a representatividade das fintechs de crédito e o acesso não discriminatório das instituições participantes, além de trabalhar para mitigar os eventuais conflitos de interesse no ecossistema. 

Com um caminho bem pavimentado, a tendência é que o Open Finance siga se desenvolvendo e fomentando a competição. Esse estímulo, por sua vez, resultará cada vez mais em melhores condições para os consumidores, que também passam a contar com uma melhor experiência no uso de produtos financeiros.

*Claudia Amira é diretora-executiva da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD)

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