Como os modelos de linguagem de grande escala podem mudar a internet que conhecemos hoje?
Eles estão transformando a maneira como interagimos com a internet e consumimos informações

A internet passou por diversas evoluções ao longo dos anos para chegar ao formato que conhecemos e utilizamos nos últimos anos. Porém, a chegada dos modelos de linguagem de grande escala (LLMs), como o GPT da OpenAI e outros desenvolvidos por companhias como Google e Meta estão trazendo uma nova revolução, transformando a maneira como interagimos com a tecnologia e consumimos informações. Portanto, chegou o momento de entendermos melhor como essas inovações podem mudar o modelo de negócios da internet que conhecemos hoje.
Tradicionalmente, desde que os motores de busca e as redes sociais foram lançados, as grandes plataformas, como Google, Meta e Amazon, conseguiram gerar receita monetizando os dados coletados dos usuários para oferecer anúncios segmentados. Como mostram dados da Statista, plataforma de pesquisas, atualmente 80% da receita global da internet é baseada em publicidade. Para se sustentar, esse modelo envolve a coleta de informações sobre o comportamento dos usuários, como cliques, preferências e padrões de navegação, a criação de perfis detalhados sobre eles, que auxiliam as organizações a direcionar anúncios de maneira precisa, e a venda de espaços publicitários para que os anunciantes alcancem seu público-alvo.
Leia mais: Avanço da IA pede por mais cuidados com cibersegurança
Entretanto, com o crescimento exponencial dos LLMs e das preocupações com a privacidade e uso dos dados, e reclamações da quantidade de anúncios nos sites e plataformas, é provável que a estrutura econômica desse sistema sofra algumas mudanças. Isso porque os modelos de linguagem de grande escala estão transformando essa dinâmica: diferentemente das plataformas tradicionais, que dependem de interação direta do usuário para coletar informações e entregar anúncios, eles criam valor a partir de grandes volumes de dados já disponíveis, muitas vezes coletados de livros, artigos e sites públicos.
É claro que isso levanta alguns questionamentos, e, para evitar problemas legais e éticos, as big techs já estão recorrendo ao licenciamento de dados para o treinamento da IA. Porém, isso pode elevar os custos de desenvolvimento dos LLMs, tornando necessário novas opções de receita além da publicidade tradicional.
Vale destacar ainda que os modelos de linguagem de grande escala, além de possivelmente alterarem o modelo de negócios da internet, também criam impactos significativos em outros aspectos, como a democratização do conhecimento, visto que eles possibilitam acesso a informações complexas de forma simples e acessível; concorrência e novos desafios para pequenas empresas que não possuem tantos recursos quanto as big techs para licenciar LLMs, e aumento das preocupações com privacidade e propriedade intelectual, que vêm do uso de dados da população para treinamento das IAs.
Estamos em um momento de transição e não podemos afirmar com certeza todas as consequências que virão dessas mudanças, mas uma coisa é certa: estamos entrando em uma era onde o impossível está cada vez mais perto. Acredito que o grande x da questão, independentemente do setor, será encontrar um equilíbrio entre inovação, ética e sustentabilidade econômica. E você, está preparado para esse futuro?
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!