Como a tecnologia pode gerar mais acessibilidade

Inovações garantem maior inclusão e podem melhorar a vida de pessoas com todo tipo de deficiência, inclusive a auditiva

Author Photo
4:56 pm - 28 de fevereiro de 2023

Quando falamos de acessibilidade, alguns casos surgem na cabeça da maioria das pessoas. Rampas e elevadores para ajudar quem tem problema de mobilidade ou sinalização em braile para ajudar os deficientes visuais são alguns, e provavelmente os primeiros, exemplos que vem em mente. Mas o quão mais podemos ajudar a tornar o mundo um lugar mais acessível?

Segundo o IBGE, há no Brasil 17,2 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 8,4% da população, e dessas, mais de 10 milhões são surdas – com cerca de 2,3 milhões dentre elas com deficiência severa –, segundo o Ministério da Educação (MEC). Pensando globalmente, são mais de 1,5 bilhão de pessoas com algum grau de deficiência auditiva (surdez) hoje no mundo – segundo a Organização Mundial de Saúde, o que mostra que é uma comunidade que devemos olhar com grande cuidado e que, muitas vezes, não é lembrada.

Em abril do ano passado, comemoramos 20 anos do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão. Libras é uma forma de comunicação complexa como qualquer outra, considerada língua por ser composta por diferentes níveis linguísticos, possuindo expressões e estruturas gramaticais próprias.

No entanto, mesmo com os avanços que a implementação da lei trouxe para a inclusão da comunidade surda, ainda existem barreiras que travam uma integração completa e homogênea. E essa realidade não é exclusiva do Brasil.

Um grande aliado na nossa construção de um mundo mais acessível para todas as pessoas é a tecnologia. Com o avanço da transformação digital, além da evolução de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada, conseguimos ajudar o mundo a se adaptar às pessoas que vivem nele.

Por exemplo, imagine um aplicativo que manda um alerta para avisa a uma mãe ou pai surdos que possam estar na sala de estar que seu bebê está chorando no quarto. Ou um intérprete de Libras feito com IA para ajudar alguém a navegar pela internet. Ou até mesmo notificações por flashes e luzes ao invés de sons.

A criação de ferramentas e aplicativos como esses breves exemplos acima significam muito mais do que apenas formas de deixar a vivência de pessoas surdas mais fácil em um mundo majoritariamente ouvinte. Avanços assim garantem a liberdade, a independência dessas pessoas, que não mais precisariam se apoiar e depender de amigos e familiares para tarefas básicas.

Na Intel, acreditamos que a tecnologia tem o poder de fazer o bem e nos esforçamos com os nossos parceiros para que nossas soluções finais mantenham esse valor.

Um dos nossos empreendimentos nos Estados Unidos, a OmniBridge criou a uma tecnologia com IA que permite a comunicação em tempo real entre pessoas que usam a linguagem de sinais americana e aquelas que falam inglês — a qualquer hora, em qualquer lugar.

Funciona quase como um dos vários tradutores na internet: a pessoa usa a língua de sinais americana na frente da câmera e a Inteligência Artificial interpreta o que está sendo dito, transformando em texto para alguém que não sabe se comunicar através da língua de sinais. E o processo inverso também funciona.

E ainda estamos trabalhando na ferramenta. Assim como regionalismos e sotaques influenciam o português, inglês e outros idiomas, as línguas de sinais também têm as suas particularidades. A ideia é tornar o OmniBridge cada vez mais completo, funcional e intuitivo.

Soluções como essa mostram o quão longe podemos ir para garantir acessibilidade e inclusão a todos. Grandes exemplos e ideias surgem todos os dias ao redor do mundo e cabe a nós nos inspirar e adaptar para a nossa realidade da melhor forma possível. Usando da tecnologia para tornar o mundo em um lugar mais incluso e assim, cada vez mais justo.

 

Fabiano Sabatini é Gerente de Alianças e Especialista em IoT da Intel América Latina

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas