O que são os agentes de IA e como eles estão transformando o cenário da inteligência artificial no mundo

Tecnologia de agentes já é considerada a próxima fronteira da inteligência artificial

Author Photo
10:00 am - 19 de fevereiro de 2025
Imagem: Shutterstock

A inteligência artificial não para de dar saltos evolutivos, se transformando para atender aos mais variados contextos e se aperfeiçoando para resolver às mais complexas tarefas. Mostra disso é que as revolucionárias IAs conversacionais, embora muito populares junto ao público geral, são só a ponta do iceberg das possibilidades do uso de IA e já não são a “última grande novidade”.

Digo isso porque atualmente a mais nova interação da tecnologia de IA generativa, chamada de Agentes de IA (Agentic AI, como é conhecida lá fora) é considerada a próxima fronteira da inteligência artificial, ou mesmo a segunda onda da IA generativa. Para se ter uma ideia de sua importância, o IDC projetou investimentos globais de US$ 400 milhões nessa tecnologia em 2024, com crescimento de 10 vezes até 2028.

Os Agentes de IA são uma tecnologia de inteligência artificial capaz de tomar decisões, executar ações e até mesmo otimizar a si mesmos de forma autônoma. Assim como a IA generativa, eles entendem os contextos de conversas feitas em linguagem natural, o que os permite ser muito versáteis e de fácil uso, aderindo a diversos contextos.

Dotados de um raciocínio sofisticado, que possibilita um planejamento interativo, esses agentes podem resolver problemas em várias etapas. Além disso, não dependem de operações baseadas em perguntas e respostas, podendo ser proativos em diversas situações, não sendo mais limitados a executar tarefas e trazer repostas a situações que foram previstas em seus algoritmos originais e fixos. Esses fatores os diferenciam de chatbots, que são limitados por sua programação, e das IAs generativas mais convencionais.

Leia mais: Essencialidade de um ambiente regulatório equilibrado para a IA

Os Agentes de IA, por sua capacidade de aprendizado, conseguem evoluir constantemente, aprendendo sobre problemas e situações que não conheciam antes do início de uma interação, sendo autônomos ao ponto de não precisar, ou quase não precisar, de interação humana para resolver problemas ou realizar tarefas.

Isso ocorre porque eles podem ser treinados com os dados disponíveis em diversas fontes, como os bancos de dados das próprias empresas. Um exemplo disso poderia ser visto em uma empresa que possui um banco de dados com detalhes a respeito de todos os seus produtos e serviços, assim como os dados de decisões de negócios, planejamentos, tendências analisadas para o mercado etc. Ao treinar um Agente de IA com essas informações, em linguagem natural, você desenvolve um assistente expert em todos os aspectos do seu negócio. Fazendo dos seus dados, um conhecimento acionável.

Um estudo do Gartner, o 2025 Gartner Top Strategic Technology Trends, apontou que até 2028 pelo menos 15% das decisões diárias de trabalho poderão ser tomadas de forma autônoma por um Agente de IA. Atualmente, eles estão em 1% dos softwares corporativos, mas podem melhorar a IA atual e passar a estar em 33% dos softwares corporativos até 2028.

As vantagens de seu uso são inúmeras, dado que essa tecnologia transforma a produtividade, a eficiência e a eficácia de qualquer tipo de atividade processual de uma empresa, ao mesmo tempo que reduz custos e tempo com processos, treinamentos, atendimento ao cliente e muitas outras tarefas.

Essa tecnologia não apenas está apta a melhorar as empresas hoje. Ela tem potencial para modificar plenamente o funcionamento de todo o mercado, transformando as mínimas interações, trazendo conhecimentos e insights, com velocidade, a momentos críticos de tomada de decisão. É por isso que vislumbro um futuro em que raramente uma empresa, ou até mesmo as pessoas (por meio de seus aparelhos pessoais), não contarão com apoio de um Agente de IA em diversos momentos do seu dia.

Essa é, sem dúvida, uma tecnologia transformadora, e é importante estar atento e à frente desse tipo de mudança.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.