Mais de 75% dos executivos de negócios e tecnologia acreditam que o código aberto impulsionará iniciativas de cloud computing nos próximos três anos, de acordo com um levantamento realizado pela Wipro, em parceria com a Oxford Economics. Para o estudo foram ouvidos 100 profissionais da América do Norte, Europa e Ásia, pertencentes às indústrias de finanças, saúde, varejo e órgãos governamentais.
Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos entrevistados disseram que o software livre vai alavancar os esforços em big data, dentro do mesmo período.
O relatório também mostra que o software livre é essencial para o uso de outras tecnologias de ponta e que as metodologias de código aberto se disseminaram muito além de desenvolvimento de software. Além disso, softwares de código aberto irão proporcionar inovações em companhias multinacionais e do setor público ao redor do mundo, segundo o estudo.
“O código aberto hoje é sólido, expansível e está sendo usado por organizações para criar vantagens competitivas. Com seu modelo de compartilhamento, o open source tem sido capaz de permitir uma melhor colaboração entre os desenvolvedores, proporcionando lançamentos mais rápidos no mercado e redução do TCO (Custo Total de Propriedade)”, afirma Bhanumurthy BM, presidente da área de Business Application Services da Wipro.