O programa Ciência sem Fronteiras, que envia estudantes brasileiros para estudar no exterior, abriu chamada para concessão de bolsas de estudos na Suécia voltadas à aeronáutica.
Serão oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo dez na modalidade Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e cinco para Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE). As áreas de interesse são materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação e sistemas de engenharia mecânica.
As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) e a Saab AB, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, focada em inovação, com sede na Suécia. A Saab AB ampliou sua colaboração tecnológica com o Brasil ao firmar contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG e sistemas e equipamentos relacionados.
Os interessados em participar da chamada poderão se inscrever na Plataforma Carlos Chagas até 15 de maio. Para interação entre os candidatos e os grupos de pesquisa acadêmicas na Suécia e os pesquisadores da Saab AB para construção das propostas, os candidatos podem se registrar na plataforma colaborativa do Cisb até 8 de maio.
*Com informações do CNPq