A Ingram Micro anunciou em meados deste mês a Cloud Marketplace, plataforma por meio da qual revendedores da empresa podem adquirir, provisionar, gerenciar e faturar ofertas de serviços em nuvem.
Essa é a vigésima plataforma lançada globalmente pela Ingram, sendo a primeira no País, e, segundo José Furst, diretor de vendas de cloud da empresa para o Brasil, está em linha com a estratégia global da companhia para crescimento do seu negócio de nuvem, iniciada há cerca de três anos.
A partir da aquisição da empresa de hosting, a canadense SoftCom, em 2013, seguida pela compra da espanhola SofCloudIT e consequente aquisição da Odin Service Automation, a Ingram estabeleceu bases para crescer e se consolidar no mercado de cloud. “No Brasil, [a estratégia de cloud] teve início há um ano e agora estamos em momento sólido, e o lançamento marca a mudança de patamar da nossa operação em cloud no País”, disse Furst, em entrevista ao IT Forum 365. “[A Cloud Marketplace] é peça fundamental no nosso negócio de nuvem.”
Diferente de outros
A Cloud Marketplace foi lançada primeiramente nos Estados Unidos em junho de 2014, mas somente agora chegou em território nacional – sendo também ofertada ao México e Chile.
Furst ressalta que a cloud marketplace diferencia-se de e-commerces em um ponto essencial: dar continuidade ao serviço adquirido. Em uma loja virtual, exemplifica o executivo, o cliente faz uma transação eletrônica que pode ser resumida na compra, efetuação do pagamento, recebimento do produto, e o ciclo se encerra.
“Já quando falamos de nuvem, estamos falando de assinaturas”, comenta Furst, ou seja, a plataforma administra esses serviços de forma contínua e flexível. “Para cada serviço é possível fazer up-selling, que é aumentar a quantidade de licenças ou funcionalidades de um determinado produto, por exemplo, e, posteriormente, fazer cross-selling de soluções.”
O executivo cita como um dos principais benefícios a automatização de processos, que visa facilitar o trabalho de parceiros. “Geralmente, é difícil para nossas revendas trabalhar com serviços cloud, porque é algo baseado em consumo, algo que aumenta e diminui mês a mês”, comenta o executivo, complementando que fica a cargo do parceiro verificar consumo e faturar de acordo.
Com a plataforma, é possível administrar essas informações de diversos fabricantes em um único lugar e “por causa disso, o revendedor consegue ganhar escala e atingir público muito maior”, completa. Para fabricantes, prossegue, também pode ser vantagem integrar o marketplace visto que, por meio dela, há a possibilidade de alcançar grande número de revendas.
Em um primeiro momento, a plataforma multivendas disponibiliza os serviços Office 365 e Azure, da Microsoft; a ferramenta de backup Acronis, e a plataforma de migração BitTitan. A partir de outubro, o marketplace recebe soluções SoftLayer e, até o fim do ano, a empresa tem intenção de acrescentar ainda mais serviços de parceiras. “Temos soluções de mais de 70 fabricantes disponíveis no marketplace lá fora e iremos trazê-las gradativamente para o Brasil”, afirma Furst, ressaltando que algumas delas não chegarão ao País visto que há ofertas muito específicas para cada mercado. Para o próximo ano, a ideia é agregar fornecedores locais.
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