Clientes preferem prestadores de serviços ‘tradicionais’ de telecom, mostra pesquisa

Author Photo
3:19 pm - 02 de março de 2015
Apesar dos desafios competitivos impostos pelos players over-the-top (OTT) no setor de telecom, a grande maioria dos clientes dos serviços ainda prefere os prestadores ‘tradicionais’. 

É o que aponta pesquisa realizada pela Amdocs com 8.450 consumidores em 16 países, incluindo o Brasil. Apenas 26% dos entrevistados brasileiros disseram que considerariam trocar seu prestador de serviços de telecomunicações por OTTs, contra 20% da média global.

Os entrevistados em todo o mundo relataram que não mudariam para grandes players, como Google, Facebook e Amazon, se eles oferecessem conectividade móvel. As principais razões citadas foram: problemas de privacidade e segurança, falta de confiança e possíveis dificuldades com qualidade de rede.

O levantamento mostra ainda que atendimento ao cliente/experiência do cliente (91% contra 89% da média global), preços competitivos (64% contra 58%) e reputação da marca (55% contra 52%) são os itens avaliados pelos consumidores para manter o serviço no Brasil. No entanto, mesmo os clientes valorizando esses itens, a rotatividade (churn) continua alta no setor.

Globalmente, mais de metade dos entrevistados afirmou que trocaria seu plano de assinatura móvel por um que incluísse serviços adicionais de comunicação. E quase o mesmo número de entrevistados mudaria de plano caso pudesse escolher os componentes do pacote.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas