Claro vai investir R$ 8 bilhões em melhorias em 2015, diz Carlos Zenteno

O presidente da Claro no Brasil, Carlos Zenteno, afirmou hoje (30/4) em coletiva de imprensa com jornalistas em São Paulo que a operadora vai direcionar R$ 8 bilhões para melhorias neste ano. O montante será usado para expansão do 4G, aprimoramento da rede, abertura de lojas próprias, promoções, desenvolvimento de produtos e outros.
Em 2014, a tele direcionou R$ 10 bilhões, mas o número de 2015, no entanto, não representa uma queda nos investimentos, segundo Zenteno, levando em consideração ainda que no ano passado a operadora desembolsou quantia significativa no leilão do 4G e na limpeza do espectro de 700 MHz.
Para o executivo, uma das provas de que os investimentos não caíram, nem mesmo diante da recessão econômica, são os resultados da quinta medição realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como parte das metas de melhoria da qualidade dos serviços impostos pela agência, divulgados ontem (29/4).
Embora nenhuma das quatro grandes operadoras de telefonia celular do País tenham cumprido totalmente as metas, Zenteno ressaltou que a Claro continua melhorando e a medição comprovou. “Estamos fazendo investimentos a cada revisão para obter melhoria de qualidade. Essa é uma busca permanente”, pontuou.
O executivo considera as medições da Anatel bastante exigentes, porém necessárias, e avaliou os resultados da Claro como positivos, já que a operadora reduziu em 21% o número de reclamações e as queixas específicas de qualidades registraram queda de 25%. Além disso, segundo e medição da agência, a Claro foi que mais cumpriu as exigências em 93,1% das medições feitas, à frente das rivais.
“São as regras do jogo e temos de cumprir [as metas]. Não podemos só entregar o que o regulador exige, mas o que nossos clientes esperam”, assinalou, acrescentando que a Claro faz uma análise criteriosa em todos os estados nos quais atua para estabelecer planos de melhoria. De acordo com ele, a tele continua aperfeiçoando seus serviços e os investimentos seguem para “entregar a melhor experiência para o cliente, fazendo o necessário para melhorar”.
Resultados financeiros
No último resultado trimestral divulgado em 24 de abril, a Claro Telecom Participações, grupo formado pelas operadoras Embratel, Claro e Net, obteve prejuízo de mais de R$ 2,1 bilhões no primeiro trimestre do ano.
Questionado sobre a queda, Zenteno afirmou que os resultados refletem a consolidação dos negócios. “A NET era reportada de forma separada. A integração tem efeitos que mudam os períodos anteriores”, explicou. O executivo, no entanto, não se estendeu sobre quais unidades teriam impactado os números da empresa.
Acesso gratuito ao Facebook e Twitter
Sobre o encerramento no último dia 15 da promoção de acesso gratuito ao Facebook e Twitter, Zenteno afirmou não considerar a ação um recuo na estratégia e, sim, mudança de foco já que a empresa anunciou uma reformulação no seu portfólio de planos pré e pós-pagos de dados, que ganharam uma “turbinada” sem custo adicional. “É uma nova promoção para garantir flexibilidade de uso. Temos de ver o que o cliente procura e dar essa flexibilidade”, disse.
Rodrigo Vidigal, diretor de Marketing da Claro Brasil, afirmou que de todos os usuários da promoção de acesso gratuito ao Facebook e Twitter, menos de 1% efetivamente usava as redes de forma gratuita. Com base nesses dados, a operadora decidiu mudar para a promoção “Internet Turbinada”. “A Internet Turbinada dá a opção de o cliente usar a internet onde ele achar mais conveniente”, comentou Vidigal.
Com ela, novos planos pós-pagos Claro Online Max tiveram a quantidade de dados aumentada de forma automática e gratuita. O plano de 500 MB, por exemplo, passa a ter 1 GB, enquanto que o plano de 5 GB muda para 7 GB.
Clientes pré-pago e controle também foram beneficiados. Nos planos diários, por exemplo, o cliente terá um bônus de 5 MB. Já quem utiliza o pacote mensal, tem até 150 MB a mais para utilizar de graça.