Facilitar o acesso de clientes do mercado B2B a dados anonimizados através de APIs para gerar negócios, fomentar o desenvolvimento de serviços inteligentes e criar novas avenidas de receita. Esse foi o objetivo principal do projeto Portal Claro Insight, vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2022 na categoria ‘Aumento de Receita’.
O Portal Claro Insight nasceu a partir de uma nova área dentro da Claro, voltada para o desenvolvimento de novos negócios. No mercado B2B, a empresa de telecomunicações gera receitas com uma série de produtos baseados em APIs, incluindo ofertas como o Claro Score, de score de crédito, e Claro Alerta, que identifica eventos de troca de chip.
A empresa, no entanto, identificou que vinha atuando com ciclos longos no desenvolvimento de novos serviços inteligentes de dados, o que afetava o time-to-market para clientes contratarem e integrarem as APIs. Desta dor, surgiu o plano de se criar um novo ambiente único, simples e ágil para facilitar a contratação e consumo de dados anonimizados, acelerando o ingresso de novas receitas.
Para o elaboração do projeto, a Claro criou uma squad dedicada ao desenvolvimento e evolução do portal, utilizando metodologia Ágil e foco total nos clientes internos e externos. Devido ao volume gigantesco de dados envolvidos e necessidade de alta disponibilidade, a opção foi por uma solução 100% em nuvem.
“Nosso maior desafio foi habilitar uma plataforma com velocidade e segurança”, contou Cesar Augusto dos Santos, CIO da Claro e líder do projeto premiado, em entrevista ao IT Forum. “Para isso, optamos por criar uma plataforma totalmente em nuvem, com habilitadores sólidos e com dados anonimizados. Foi fundamental a escolha de uma plataforma de API Management para dar velocidade e segurança, com controle e gestão sobre o uso e precificação dos acessos às APIs.”
Durante todo o processo de desenvolvimento, as equipes de tecnologia da empresa também colaboraram de perto com áreas como segurança, arquitetura, governança, integração e marketing. O resultado foi uma aproximação bem-vinda entre áreas de TI e negócio dentro da organização. “Um projeto como este só é possível com muita colaboração entre as áreas de TI e Negócio”, disse o CIO da Claro. “Não há mais segregação entre TI e negócio, os objetivos são comuns e todos trabalham por um único propósito.”
Com seu novo marketplace de APIs, a Claro agora conta com um ambiente único e escalável para o consumo dos produtos de inteligência de dados por clientes. Os resultados do Portal Claro Insight já são palpáveis para a empresa: a disponibilização de um novo serviço para os clientes levava até 15 dias entre o fechamento do contrato e a utilização da API; hoje, o processo de contratação e integração da API aos sistemas do cliente é feito em apenas 1 dia.
O objetivo original de aumento de receitas também foi conquistado. O projeto gerou receita de R$ 3,6 milhões em 2021 e tem projeção de chegar aos R$ 8 milhões em 2022. “Acreditamos muito neste produto e entendemos que temos uma boa oferta para o mercado B2B”, pontuou dos Santos.
Para o CIO, o sucesso do projeto também vai além dos números positivos. O executivo celebra a integração que a iniciativa promoveu entre diferentes times da empresa, e o reconhecimento da iniciativa. “Por trás de uma premiação como esta, tem muito suor envolvido. Muita resiliência, vontade e garra de todo um time extremamente competente”, comentou dos Santos. “Estamos todos muito orgulhosos em receber este reconhecimento, que nos traz grande satisfação, mas também uma responsabilidade enorme em manter a qualidade em tudo que fazemos”, finalizou.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…