Atualmente, as operadoras Claro e Tim são as que entregam melhor qualidade de serviço aos usuários brasileiros, de acordo com estudo divulgado pela Opensignal, que analisou 4 milhões de dispositivos conectados no país entre os meses de setembro e novembro de 2019.
A pesquisa, chamada Brazil Mobile Network Experience Report, analisou a qualidade dos serviços prestados pelas principais operadoras de telefonia no Brasil e também avalia o sistema de forma nacional, para entender se a qualidade da conexão encontra por aqui melhora ou piora ao longo dos anos.
Na análise de fatores que ajudam a medir a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia, a OpenSignal avaliou os seguintes aspectos:
No balanço final, a Claro se mostrou superior em quatro dos sete aspectos analisados, sendo seguida pela TIM, que pontou em primeiro lugar nos três tópicos restantes. Abaixo, apresentamos um resumo de cada fator.
Dentro de uma escala de 0 a 100, a Claro foi a empresa com melhor pontuação, alcançando 61,6 pontos, seguida pela TIM (59,8), Vivo (59,3) e Oi (50,2). Apesar do ranking eleger uma empresa vencedora, a ‘Open’ indica que as três primeiras colocadas apresentaram melhorias em comparação com estudo anterior.
Neste novo fator, que avalia a qualidade do uso de ferramentas de voz como Skype, WhatsAp e Facebook Messenger, a Claro foi a melhor colocada, com 79,9 pontos. A operadora é seguida por TIM (75,1), Vivo (74,5) e Oi (72,1).
Apesar de nenhuma empresa ter entrado na categória Ótimo (entre 80 e 87), as três primeiras brasileiras estão na categoria ‘Aceitável’ (de 74 a 80).
Dentro do ranking cuja pontuação máxima está 25 Mbps, a Claro obteve o melhor lugar, com 21, Mbps, bem na frente da segunda colocada Vivo (15,1 Mbps), TIM (12,4 Mbps) e Oi (8,9 Mbps).
Dentro do fator de Velocidade de upload, usado de forma mais comum para o compartilhamento de conteúdos gerados ou vistos entre usuários, a Claro também foi destaque, alcançando 7,6 Mbps dentro de uma escala de 10 Mbps, superando Vivo (5,4 Mbps), TIM (5,1 Mbps) e Oi (3,3 Mbps).
Enquanto a Claro apresenta velocidade superior, a TIM conseguiu os melhores números quando se fala em latência (tempo para que uma ação seja executada. Dentro do teste rodado pela OpenSignal, a TIM foi a que conseguiu o resultado mais rápido, de 57,4 ms.
A marca foi seguida pela Claro (58,4 ms), Vivo (61,4 ms) e Oi (68,4 ms). Vale lembrar que, quanto menor a latência, melhor é a experiência em atividades como jogos por celular e troca de mensagens por voz.
O último, mas não menos importante, é a presença da conexão de 4G dentro do país. Dentro desse aspecto, a TIM foi a empresa com melhor desempenho disparado, oferecendo o serviço em 85,7% do tempo.
A Claro ficou em segundo lugar, com cobertura 4G em 77,7% do tempo, sendo que a Vivo ficou em terceiro (77,3%) e Oi em último, com 4G durante em 68,2%.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…