O movimento faz parte da estratégia da empresa de “levar a comunicação entre máquinas para o dia a dia das pessoas”, afirma Alexandre Olivari, diretor de SVA e Roaming da Claro. Atualmente, a Claro detém cerca de 38% das linhas móveis dedicadas à comunicação entre máquinas (M2M) no Brasil.
“O setor de telecomunicações vem apostando no mercado de internet das coisas com foco em prover apenas a conexão. A Claro quer oferecer mais do que isso, com soluções completas ao cliente final, uma oferta única que integre dispositivo, serviços de valor agregado e conexão” completa.
Francisco Hagmeyer Jr., diretor comercial e de marketing da DL, afirma que o dispositivo foi desenvolvido com foco em segurança. “Queremos facilitar a vida das famílias brasileiras em passeios cotidianos como ir ao shopping, na escola, viagens ou lugares com muitas pessoas”, comenta.
Kids On
Voltado para crianças de 4 a 12 anos, o relógio acompanha um chip da Claro, já embarcado no produto. O gerenciamento e monitoramento do dispositivo é realizado pelo smartphone dos pais ou responsáveis, por meio de um aplicativo gratuito (disponível para Android e iOS).
Além de localização via GPS, o relógio permite à criança fazer e receber ligações diretamente do dispositivo. O novo produto traz ainda outras funcionalidades. Os pais conseguem enviar mensagens de voz pelo aplicativo e controlar a agenda de contatos, definindo quem pode ligar e receber as chamadas do relógio. É possível também criar uma “zona de segurança”, um raio de circulação pré-estabelecido para que os pais sejam notificados pelo celular caso o filho saia do espaço designado.
A criança que utilizar o relógio terá também a opção de acionar um botão SOS, que automaticamente faz uma chamada para um número pré-cadastrado no aplicativo. Caso a ligação não seja atendida, é enviado um alerta via app com a localização.
Para utilizar o relógio, o cliente precisará contratar um plano mensal de R$ 39,90, que contempla serviço de rastreamento, app, alertas e chamadas ilimitadas para Claro de todo o Brasil e também para outro relógio. Os clientes pós-pagos da Claro têm a possibilidade de contratar o plano do Kids On como dependentes à sua conta.
Planos
Este ano, a Claro irá investir em um plano de negócios e projeta lançar portfólio de serviços no mercado de IoT. A operadora planeja trabalhar em três grandes frentes em 2016 no mercado de IoT: saúde e cuidados pessoais, mercado automotivo e casas inteligentes.
No mercado automotivo, por exemplo, a empresa já tem parcerias vigentes como o OnStar, da General Motors, sistema de assistência com navegação e conectividade que chegou ao Brasil para o modelo Chevrolet Cruze e onde a operadora foi a provedora da solução IoT.