A Cisco e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) fortalecem a parceria estabelecida com a implementação de um projeto-piloto de Telemedicina em 2014 e agora firmaram um convênio de cooperação técnica visando promover ações conjuntas destinadas à inovação nas áreas de Saúde, Educação, Óleo & Gás.
O acordo prevê atividades de ensino, pesquisa e extensão, com mensuração e divulgação comum dos resultados, aproveitando a infraestrutura de Colaboração do projeto-piloto de Telemedicina e a infraestrutura do Centro de Inovação IoE Cisco Rio de Janeiro (COI).
Entre as atividades previstas em Educação, por exemplo, estão programas de aprimoramento de professores da UFS no uso de tecnologia no ambiente educacional, workshops para planejamento e desenvolvimento de soluções em linha com o Plano Diretor de Tecnologia de Educação, além de assistência metodológica.
Já na área de Óleo & Gás, os pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe terão acesso aos projetos pioneiros desenvolvidos pela Cisco no Centro de Inovação e a oportunidade de colaborar em projetos inovadores.
Em Saúde, as ações deverão ser intensificadas, com o objetivo de melhorar o entendimento das necessidades de Telemedicina numa perspectiva nacional, estimulando o diálogo, o financiamento e a adoção de novos processos. A cooperação técnica inclui ainda o intercâmbio de experiências para contribuir para a evolução do Centro de Práticas em Medicina da UFS, a participação remota de profissionais em eventos e um laboratório de testes na Universidade, com o ensino prático e simulações para estudantes (como cirurgias e procedimentos), contando com as soluções do Centro de Inovação.