A Cisco anunciou sua intenção de compra da Metacloud. Com sede em Pasadena, Califórnia (EUA), a Metacloud implanta e opera nuvens privadas para organizações globais a partir do OpenStack.
De acordo com comunicado da empresa, a plataforma OpenStack da Metacloud vai acelerar a estratégia da Cisco de construir sua intercloud, uma rede de nuvens criada em linha com parceiros para atender à demanda de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).
Desde que anunciou essa estratégia, em março, a Cisco afirma ter estabelecido alianças com prestadores de serviços em nuvem que estão padronizando a arquitetura Cisco Cloud Services, baseado em OpenStack, software de código aberto para a construção de nuvens privadas e públicas.
A aquisição, diz a empresa, também vai permitir que os prestadores de serviços combinem suas implementações de nuvem pública com gerenciamento remoto OpenStack para nuvens privadas. “Acreditamos que a tecnologia de Metacloud irá desempenhar papel fundamental para permitir que nossos clientes experimentem uma viagem perfeita para um novo mundo de muitas nuvens, proporcionando escolha, flexibilidade e governança de dados”, afirma Hilton Romanski, vice-presidente sênior da Cisco Corporate Development.
A aquisição da Metacloud está prevista para ser concluída no primeiro trimestre do ano fiscal de 2015, sujeita às condições habituais de fechamento. A Cisco informa que os profissionais da Metacloud se juntarão à equipe de Cloud da Cisco.