CIOs querem reinventar os departamentos de TI como fornecedor interno de serviços, tornando a área ainda mais estratégica. Por isso, segundo pesquisa realizada pela Logicalis, 83% dos líderes de TI em todo o mundo planejam usar soluções definidas por software em seus ambientes. Quase dois terços (61%) esperam que as soluções definidas por software causem impacto em seus serviços de TI e nas estratégias de entrega nos próximos três anos.
“Inovações como Software Defined Networks (SDN) e Software Defined Data Centers (SDDC) têm o potencial de transformar redes e data centers em plataformas dinâmicas de serviço”, afirma Mark Rogers, presidente e COO da Logicalis.
Ele relata que a programabilidade direcionada por políticas torna mais fácil para a TI responder às demandas do negócio por mais agilidade, enquanto reduz despesas gerais e custos com o gerenciamento de ambientes operacionais.
Em busca de uma mudança de patamar, os CIOs passarão, então, de acordo com a pesquisa, a recrutar uma nova geração de profissionais de TI orientados ao negócio. Dois terços dos CIOs vão buscar habilidades como comunicação, gerenciamento de serviços e análise de negócios.
“Todos os CIOs entrevistados reconhecem, de alguma forma, a transferência do foco do gerenciamento de tecnologia para entrega de serviços de negócio, o que está começando a refletir nas habilidades ‘premium’ que muitos esperam e estão dispostos a pagar por funcionários mais alinhados aos negócios”, finaliza Rogers.