As expectativas dos consumidores mudam rapidamente. Esse dinamismo afeta todas as facetas dos negócios corporativos, que precisam se adaptar. Consumidores e clientes buscam maneiras de ter acesso em tempo real sobre status, serviços e informações de produtos. Essa tendência impacta as etapas de supply chain de uma empresa, encurtando os ciclos dos produtos e requisitando capacidades de manufatura mais ágeis.
CIOs precisam rever suas prioridades para acompanhar as novas tendências. Segundo o instituto de pesquisas norte-americano Forrester, 2015 será um ponto de inflexão, no qual companhias que já se prepararam para a tecnologia digital conseguirão atender aos clientes de forma vantajosa. Esse quadro vai criar uma separação competitiva clara entre as companhias.
Para suportar essa virada, os CEOs vão direcionar mais verbas para projetos que envolvam produtos digitais conectados e soluções. Produtos como carros conectados, calçados para corrida conectados ou até mesmo turbinas para avião conectadas criarão novas proposições de valor que aproximarão esses produtos ao ciclo de vida do envolvimento do cliente e ajudarão a criar modelos de negócios.
Utilizar dados como produtos ou serviços será caminho para uma nova fonte de receita e novos canais de valor para o cliente. Como exemplo, é possível citar os sensores acoplados a tratores que já produzem dados que incrementam as atividades da companhia de agronegócio John Deeres.
Essa mudança leva companhias que tradicionalmente trabalhavam com produtos físicos, como General Electric, Philips, Robert Bosch e ABB, a aprenderem a atuar mais como companhias de software e agregar valor aos serviços por meio dessa mudança. Segundo a Forrester, essa será a melhor forma de fazer o modelo de negócios das companhias mudar rapidamente.