Pesquisa com revisão histórica de 20 anos da Forrester alerta CIOs para o futuro da prestação de serviços profissionais e de tecnologia. Dois relatórios da empresa apontam para um novo paradigma de serviço que coloca valor no centro do relacionamento e usa modelos comerciais baseados em resultados para criar alinhamento. Para a empresa de consultoria, vivemos em um mundo pós-nuvem.
Nos relatórios “The Future Of Services Is Value Orchestration” (O Futuro dos Serviços é Orquestração de Valor) e “For Service Providers, The Pivot To Co-Innovation Partnership Hinges On A Better Business Model” (Para provedores de serviços, o pivô da parceria de coinovação depende de um modelo de negócios melhor), a Forrester explora as mudanças que a empresa de pesquisa aconselha que provedores de serviços e CIOs façam para atender às necessidades futuras das organizações.
“[…] As empresas precisam de um novo tipo de provedor de serviços. O antigo modelo de planejamento-construção-execução de serviços com precificação de tempo e materiais está mal alinhado com a inovação por meio de ecossistemas e com empresas que adotam uma estratégia de tecnologia de ajuste futuro, onde a transformação é contínua, multidimensional e carrega a incerteza do desconhecido”, diz Ted Schadler, VP, Principal Analyst da Forrester, em comunicado da empresa.
Os CIOs precisam de um modelo melhor, disse a Forrester. Segundo Schadler, a empresa vê um novo paradigma de serviço tomando forma, que chamam de parceria de coinovação, na qual os provedores de serviços devem:
Tanto a organização quanto o parceiro se beneficiarão com esse modelo, que a Forrester diz que deveria ser liderado por CIOs. “As práticas tradicionais de sourcing e gerenciamento de fornecedores não criarão o alinhamento de valor correto”, diz o relatório. “Os CIOs estão em uma posição única para reinventar o protocolo de gerenciamento de provedores como parceiros de coinovação”.
Modelos antigos de provedor de serviços não são adequados para a tarefa de transformação, diz o segundo estudo da Forrester, “For Service Providers, The Pivot To Co-Innovation Partnership Hinges On A Better Business Model”. De acordo com o relatório, CIOs e líderes digitais precisam de um parceiro melhor que traga mais valor para a mesa.
Nessa abordagem mais alinhada ao valor, os fornecedores estão revisando seus modelos de negócios para criar, conduzir e participar da criação de valor que se origina de plataformas e ecossistemas, diz o relatório.
“O velho mundo de projetos pontuais, engajamento de uma única parte e pagamento pela mão de obra do provedor está desaparecendo à medida que a tecnologia redefine o significado do sucesso e alimenta um cálculo de melhoria contínua. […] Os provedores de serviços estão examinando seus modelos de negócios fundamentais. A ameaça é existencial – o medo de que as taxas estejam sob constante pressão para baixo e de que os provedores possam se tornar irrelevantes, à medida que os clientes e fornecedores de nuvem e software como serviço montam soluções por conta própria”, diz o relatório.
O setor de serviços, para a Forrester, deveria seguir o exemplo da indústria de software, que mudou de licenças para preços mais baseados em valor, e dos fornecedores de hardware que mudaram de racks e pilhas para computação em nuvem paga pelo uso. Para a empresa, o setor de serviços deveria mudar de taxa por serviço para modelos comerciais mais alinhados ao valor (preço fixo, marcos alcançados, resultado de custo ou receita alcançado, aplicativos migrados, joint ventures e assinaturas de ativos).
A Forrester vê a parceria de coinovação como um modelo de negócios melhor, em que:
À medida que cresce a transformação digital, aumenta a lista de demandas para os provedores de serviço, o que pressiona todos os aspectos dos modelos de negócios das empresas: estratégia de investimento, abordagem comercial e modelo operacional.
A Forrester acredita que, a longo prazo, o setor de serviços se bifurcará em apenas serviços (muitas agências, algumas consultorias e alguns provedores de serviços de tecnologia) e provedores centrados em plataformas. E a partir disso, os próprios resultados do cliente alimentarão o modelo operacional, diz o relatório.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…