CIOs precisam repensar orçamento e acrescentar 20% nos preços de produtos de TI

Author Photo
10:59 am - 11 de agosto de 2015
Ao longo do último ano o euro, o iene e o real sofreram uma desvalorização com relação ao dólar norte-americano em cerca de 20%. Como consequência, os produtos que são taxados em dólar ficaram mais caros quando convertidos para as moedas locais.

Também por conta da flutuação do câmbio, dificilmente haverá espaço para negociações com fornecedores, já que as suas margens de lucro também ficarão reduzidas.

Nesse cenário, os CIOs de países que sofreram com essa desvalorização serão obrigados a repensarem seus orçamentos para 2015 e para os anos seguintes, aumentando em 20% o preço de produtos de TI que estão com base no dólar dos EUA, de acordo com o Gartner.

Segundo Roberto Sacco, diretor de pesquisa do instituto de pesquisas, a expectativa é que essa desvalorização ocorra até o final de 2016. “Para o CIO, a ação mais importante é rever seus planos para projetos até o segundo trimestre do próximo ano. Assumir que haverá um aumento de 20% e, então, fazer planos para lidar com isso”, disse. “O desafio da taxa de câmbio será gerido por um bom planejamento e não por resposta rápida.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.