Fundos de venture capital têm emergido como um poderoso aliado dos CIOs, ajudando-os a compreender os meandros de tecnologias emergentes e, muitas vezes servindo como ponte para chegar até as startups.
Venture capital podem promover startups para CIOs e criar relações entre eles, afirmou ao jornal The Wall Street Journal o CIO da AstraZeneca, David Smoley. O executivo diz que ele fica atualizado sobre as novas tecnologias conversando com parceiros como Andreessen Horowitz, Sequoia Capital e Greylock Partners.
Como a rápida evolução dos negócios, os CIOs temem perder tecnologias que poderiam ajudá-los a ganhar vantagem competitiva. Como resultado, o apetite dos líderes de TI para explorar novas opções aumentou. E as companhias de venture capital, ansiosas para ampliar suas carteiras de clientes, entram no jogo como ‘casamenteiras’.
Muitas vezes, organizações de venture capital ajudam CIOs a se reunir com fundadores de startups em sessões de 30 minutos para possíveis parcerias. No ano passado, por exemplo, a Sequoia Capital uniu a Equinix e a Docker. Do encontro, a Equinix decidiu estabelecer uma aliança para executar seu software em nuvem.
Smoley, da AstraZeneca, lembra que a empresas de venture capital o ajudou a encontrar a Skyhigh Networks, cujo software está rodando nos computadores dos funcionários da AstraZeneca.