Pesquisa recente global da consultoria IDC indica que 41% dos CIOs ainda preferem fazer o acompanhamento do ambiente tradicional da TI, em vez de ser o protagonista da transformação digital e buscar formas de inovar. Mas se esse talento ainda quiser manter-se relevante para os negócios, ele precisa mudar.
O alerta é de Pietro Delai, gerente de Pesquisa e Consultoria para Infraestrutura e Telecom da IDC Brasil. “Hoje, o grande desafio do CIO é trabalhar a inovação. Manter a estrutura rodando, mas assumir riscos”, comentou. O interessante é que, segundo ele, já existem mecanismos que ajudam o CIO a inovar, como DevOps, que acelerada passos de projetos e encurta processos, aumentando riscos, mas em favor da agilidade.
Delai observa, no entanto, que grande parte das empresas tem um legado expressivo para cuidar, mas é nesse cenário que surgem oportunidades para o líder da TI. “Perguntamos para CIOs as prioridades de investimentos para este ano. Redução de custos, que sempre aparecia em primeiro lugar, agora foi para a segunda posição. No topo, está a melhoria de processos”, observa ele.
Outro desafio que se coloca para os CIOs é atuar em linha com as áreas de negócios, o que fará o líder da TI equilibrar as demandas em prol da estratégia corporativa. Para isso, segundo ele, CIOs vão nos próximos meses direcionar investimentos em iniciativas de negócios focadas em melhorar processos da empresa, reduzir custos e aumentar a eficiência.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…