CIO precisa orquestrar mudanças para se manter relevante

Author Photo
8:56 am - 15 de outubro de 2014

Que atire a primeira pedra quem nunca falou que o CIO precisa mudar para continuar relevante. Mas o fato é que esse discurso tem ganhado força. Se no passado isso estava ligado à redução de custos ou mesmo à uma onda de terceirização, atualmente as discussões em torno deste tópico se dão pelas recentes transformações sofridas pelo mercado e não apenas na área de TI. É cada vez mais comum áreas de negócios comprando suas próprias tecnologias, assim como parceiros assumindo papeis antes restritos à TI corporativa. No mundo mais digitalizado, o que acontece com o CIO como o conhecemos atualmente?

“O papel do CIO muda no mundo da computacão em nuvem e da internet das coisas, ele vira um maestro dos resultados corporativos e precisa se reinventar”, afirmou Jeanne Beliveau-Dunn, vice-presidente de serviços da Cisco. Para ela, qualquer mudança de perfil é bastante complicada, mas a executiva enxerga, de maneira geral, uma movimentação dos executivos nesse sentido. A VP explica ainda que a busca por novas capacidades não está restrita à alta gerência da TI, mas que é algo que permeia toda a equipe, já que novas funções surgem por conta dos avanços digitais.

O assunto sobre o futuro do CIO esteve entre os pontos discutidos durante uma conferência para jornalistas de diversas partes do mundo durante o IoT World Forum 2014, que acontece em Chicago (EUA). Na ocasião, a executiva da Cisco anunciou um consórcio para inibir o gap de talentos por conta do advento das tecnologias digitais. A iniciativa visa a padronizar treinamentos para funções como analista de cibersegurança e treinar especialistas em dados, arquitetura empresarial, entre outros.

O próprio Gartner em discussões mais recentes trouxe essa mudança de agenda na rotina dos CIOs, mostrando que esses executivos estão cada vez mais especialistas em negócios, o que, para o mercado, é visto como essencial para que eles continuem relevantes no cenário corporativo. “Nos próximos dez anos, eles terão que estar superconectados com negócios e temas como inovação para manterem-se relevantes dentro das empresas. Muitas instituições já têm programas para auxiliar os CIOs nessas mudanças e também para ajuda-los a entender todas as oportunidades que surgem”, completa Jeanne.

*O IT Forum 365 viajou a Chicago a convite da Cisco

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas