Angelo Figaro Indústria 4.0
Há cerca de três anos, a Renault-Nissan deu início ao projeto “Industry 4.0 Initiatives for Transformation“, que visa mudar completamente a forma como são produzidos e vendidos automóveis. Pelo projeto Angelo Figaro, CIO Latam da companhia, foi reconhecido como Executivo de TI do Ano 2020, da IT Mídia, na categoria Indústria Automotiva, Autopeças e Mecânica.
A trajetória do executivo na montadora é longa. “Estou na empresa desde 1996, mas ocupo o cargo de CIO Latam há dez anos. Aqui, já passei por diversas áreas, inclusive no exterior. Morei na França por sete anos, cuidando do projeto de CRM global e sendo responsável por toda a área de TI da Renault. Acredito que essa foi minha preparação para assumir o cargo no Brasil e América Latina, onde há fábricas importantes para o grupo. Há quatro anos, também, assumi a parte de Transformação Digital”, conta Figaro.
Para o executivo, esse mercado é desafiador. “Essa indústria é muito antiga e precisa se reinventar, porque a forma como vendemos carros hoje é praticamente a mesma de como se fazia há 40 anos. Embora o assunto e-commerce seja muito falado em outros segmentos, na automotiva isso quase não existia”, afirma.
Para mudar esse cenário, a Renault começou, a partir de 2018, a vender alguns modelos dos seus carros pela internet. No último mês, a montadora anunciou que logo todos os carros poderão ser adquiridos on–line, além de integrar os estoques das concessionárias, fazendo com que o carro desejado esteja o mais próximo possível do consumidor digital.
E não é só a experiência final que é levada em conta na transformação digital da Renault. As fábricas também estão passando por revisões de processos tecnológicos. Um exemplo é o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault do Brasil. O local foi reconhecido recentemente pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”. O selo se deve à capacidade de adotar e escalar tecnologias, gerando impacto positivo para a indústria.
“Produzimos um carro por minuto. Então, não podemos deixar a fábrica parada por nenhuma razão. Por isso, buscamos proporcionar o tempo todo um melhor ambiente de trabalho, um bom clima e, consequentemente, melhor eficiência. Temos câmeras por toda a fábrica medindo cada movimento dos postos de trabalho, monitorando todos os postos para entendermos a eficiência de cada um”, explica o CIO.
O segredo do sucesso em um processo de transformação digital é a interpretação de dados. “Quando começamos a recuperar todos os dados gerados pelas câmeras e sensores, percebemos coisas que não tinha ideia. Como quando uma pessoa, por algum motivo, está ausente do posto de trabalho, começamos a precisar realizar retoques de qualidade no final da linha. Se conseguimos prever esta falha a partir da ausência dessa pessoa, detectamos os problemas de qualidade antes mesmo de acontecerem, de forma proativa”, explica.
As fábricas da Renault-Nissan ainda não estão 100% conectadas, mas estão nesta jornada. Para acelerar o processo, a Renault conta desde 2017 com parcerias estratégicas com startups cujas tecnologias são voltadas para a Indústria 4.0, como é o caso da GoEpik – cujas soluções estão pautadas em Realidade Aumentada, Internet das Coisas e Machine Learning para produção industrial. “Com as startups, tivemos 31% de otimização na redução do valor de transformação e uma melhora na eficiência na parte de qualidade e detecção nos processos”, conta.
A principal fábrica conectada da Renault está em Curitiba, mas a companhia tem investido em transformar digitalmente as instalações na Colômbia, Chile e, especialmente, Argentina. “Uma vez que a Prova de Conceito funciona em uma fábrica, estendemos para nossos data lakes em diversos países. O objetivo é buscar eficiência em todas as fábricas. Então, fomentamos que boas ideias brotem de todos os lugares, principalmente América Latina”, finaliza.
1º Angelo Figaro, Renault-Nissan LATAM
2º Mauricio Mazza, Mercedes-Benz
3º André Luiz Souza Ferreira, Fiat Chrysler
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